Mestrado Profissional em
Processamento de Materiais

Sobre o curso

O mercado de trabalho nacional e internacional tem a cada dia exigido maiores capacitações dos profissionais. Com o objetivo de atender esta demanda, foi criado o Programa de Mestrado Profissional em Processamento de Materiais que oferece grau e prerrogativas idênticas ao mestrado acadêmico (CNE/CES 0079/2002).

Neste programa, os profissionais das áreas de Engenharias, Ciências da Saúde e Exatas e da Terra poderão se atualizar capacitando-se para atender as novas demandas do mercado. O curso é focado no conhecimento tecnológico aplicado para o desenvolvimento, caracterização e aplicação de materiais para as mais diversas áreas da indústria nacional e internacional como construção civil, aeronáutica, petróleo, química, biomédica.

A estrutura curricular do programa consiste em um conjunto de disciplinas técnicas, os quais envolvem um estudo detalhado sobre propriedades e aplicações de materiais apresentado de modo a priorizar a integração do desenvolvimento sustentável de materiais, processos e produtos com inovação e empreendedorismo.

Objetivo

O Programa de Mestrado Profissional em Processamento de Materiais objetiva proporcionar ao egresso ser destaque na sua área de atuação profissional através do domínio de fundamentos técnicos, científicos e novas tecnologias na área de materiais e processos, tornando-se um profissional capacitado em solucionar desafios nos diversos campos do setor produtivo. O egresso será capaz de atuar para a melhoria da qualidade dos produtos, otimização de processos e desenvolvimento de novos materiais focando em sustentabilidade e inovação tecnológica, realizando integração com o setor industrial.

O curso tem duração de dois anos, prevendo que atividades acadêmicas sejam realizadas as sextas-feiras à noite e sábados de manhã, o que permite ao profissional conciliar suas atividades profissionais com as atividades do programa. Ao mesmo tempo, possibilita o desenvolvimento de projetos que sejam relevantes para solução de problemas reais enfrentados pela indústria nacional.

Com um caráter multidisciplinar, o acompanhamento de um corpo docente altamente qualificado e infraestrutura diferenciada, o Programa de Mestrado Profissional em Processamento de Materiais se destaca pela sólida formação técnica e ampla visão de aplicabilidade dos materiais.

Corpo Docente
Linha de Pesquisa
Estrutura Curricular
Equipamentos
Documentos e Formulários
Programação e Calendários

Dissertações e Produtos Obtidos

2014-2017
2018-2020
2021-2022
2023-2024
Projetos de Pesquisa

Processo Seletivo

O PPGPM oferece anualmente 20 vagas em seu processo seletivo realizado semestralmente em períodos definidos por edital. O gerenciamento destas vagas é realizado de acordo com a disponibilidade de orientação dos docentes do programa.

O processo de seleção é realizado em duas etapas, sendo a primeira uma análise criteriosa dos documentos apresentados no ato de inscrição. São analisados os seguintes documentos, Histórico Escolar de Graduação; Currículo Lattes documentado ou Currículo Profissional documentado; duas cartas de referência emitidas por profissionais com reconhecido mérito em sua área de atuação ou docente com título de mestre ou doutor e carta de intenção de orientação.

A segunda etapa do processo de seleção é realizada por meio de uma entrevista individual e tem por objetivo a avaliação do candidato, de suas potencialidades, pretensões, disponibilidade de tempo para dedicação ao Programa e discussão de sua proposta de pesquisa (se houver).

Blog Processamento de Materiais

Por Redação, em Stricto Sensu