Univap promove minicursos através do Programa de Mestrado Profissional em Processamento de Materiais

08 MAI 2024 - 17H11 (Atualizada em 08 MAI 2024 - 17H31)

Nos dias 29 e 30 de abril, o PPGPM (Programa de Mestrado Profissional em Processamento de Materiais) promoveu seis minicursos para a comunidade. Com uma carga horária de 10 horas, o evento aconteceu no IP&D (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento), localizado no Campus Urbanova da Univap.

As atividades focaram na formação profissional através da execução de processos e uso de equipamentos em laboratórios de pesquisa, com o objetivo de integrar os conhecimentos teóricos e práticos. Os temas abordados foram: Catálise, Caracterização de Nanomateriais, Cromatografia, Metalografia, Ensaios Mecânicos e Bioprocessamento de Materiais.

Os minicursos foram ministrados por docentes do programa, apoiados por monitores--todos mestrandos da Universidade, alunos da graduação, e técnicos do IP&D. Diogo Monteiro, doutorando em Física e Astronomia da Univap, que aplicou o curso de Caracterização, destaca a importância de ter colaborado no evento:

Diogo Monteiro

“Foi um privilégio ter participado do minicurso de caracterização que uniu empresas, meio acadêmico e graduação. Esta experiência foi enriquecedora e impactante para minha formação profissional e de colegas do programa de pós-graduação”.

Ao todo foram 85 inscritos e 57 participantes sendo discentes dos cursos de graduação da Univap, membros do IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço), Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e empresas como Ambev, Embraer e Bioreset.

O Mestre em Processamento de Materiais pela Univap, Gustavo Luiz Bueno, também compartilhou sua opinião sobre a importância dos minicursos:

Gustavo Luiz Bueno

“Ao unir as empresas e a academia, podemos alcançar melhores níveis de pesquisa e especialização e, consequentemente, melhor competitividade no mercado de trabalho com os conhecimentos dentro do Programa”.