Sobre o Laboratório de Nanossensores

Sendo composta por salas: 1) cultura de células, equipada Cabines de Biosegurança de fluxo laminar ( marca Thermo Scientific), incubadora de CO2 (com jaqueta de água, marca Thermo Scientific), microscópios direto e invertido (marca BEL) com câmera e computadores PC, geladeira, pipetadores (marca Eppendorf) e aspirador para cultura celular (Aspire, marca Accuris) , bancadas mesas e cadeiras; 2) sala de caracterização, equipada com espectrofotômetro de gota (DeNovix DS-11), balanças analíticas de precisão 0,1mg (Mettler Toledo e Shimadzu) e sistema de medida de espalhamento dinâmico da luz (Zetasizer Nano ZS90 Malvern), com e sem potencial aplicado, bancadas com tampo em granito e mesa antivibração; 3) Sala molecular, equipada com termociclador com gradiente de temperatura (Biometra Tone, Marca AnalutikJena), Fotodocumentadora (C150, marca Azure), fonte (LPS 4000V, marca Loccus) e cubas para eletroforese (Bio-Rad), micro-onda e geladeira, agitadores magnéticos (IKA) e pipetadores (marca Eppendorf), bancada com tampo em granito, pias de aço inoxidável e capela de químicos; 4) sala principal, equipada com sistema de água tipo 1 (Arium Comfort, Marcar Sartorius), centrifuga refrigerada com rotores para microtubos, tubos e placas (marca Thermo Scientific), placas aquecedoras com agitador magnético (marcas, Thermo Scientific, Scientific Fisher), agitador vortex (marca IKA), agitador magnético (marca IKA), freezer, geladeira, container de nitrogênio líquido, estufa de secagem (marca Quimis), banho maria (marca Logen), banho refrigerado (marca Marconi), bomba de vácuo, titulador potenciométrico automático (Titrino Plus, marca Metrohm), condutivimetro de bancada, máquina de lavagem de material contaminado

Linhas de Pesquisas

1. A linha te biomarcadores salivares busca a identificação e o monitoramento de componentes bioquímicas, que possam levar ao diagnóstico do estado de estresse de atletas profissionais. As análises de saliva são feitas pelas técnicas laboratoriais padrões, por espectroscopia ótica e utilizando nanossensores. Análises estatísticas, como por exemplo, ANOVA, agrupamento hierárquico, Componentes Principais, Discriminantes Linear, entre outras, são utilizada no entendimento dos resultados.

2. A linha de análise de parasita por FT-IR busca testes de identificação, principalmente aqueles possuem reação cruzada com outras doenças. Os parasitas são analisados por Espectroscopia ótica, os resultados são interpretados por meio de análises estatísticas, como por exemplo, ANOVA, agrupamento hierárquico, Componentes Principais, Discriminantes Linear, entre outras. Testes colorimétricos utilizando nanossensores também são um alternativa que está sendo explorada no Laboratório de Nanossensores.

3. A linha de nanossensores de DNA busca identificação colorimétrica de microrganismo, por meio de nanopartículas metálicas funcionalizadas ou não funcionalizadas com oligonucleotídeos. Os resultados são analisados por Espectroscopia ótica, os resultados são interpretados por meio de análises estatísticas, como por exemplo, ANOVA, agrupamento hierárquico, Componentes Principais, Discriminantes Linear, entre outras.

4. A linha de nanossondas multifuncionais tem objetivo de conjugar fotossensilizadores/biomoléculas em nanoestrutura para serem utilizados nas terapias fotodinâmica e fototérmica. As nanoestruturas são caracterizadas por DLS, potencial Zeta, Espectroscopia ótica e Microscopia Eletrônica de Transmissão. As nanossondas são testadas em cultura celular e quantificadas/qualificadas por meio das análises de viabilidade celular. Os resultados são interpretados por meio de análises estatísticas, como por exemplo, ANOVA, agrupamento hierárquico, Componentes Principais, Discriminantes Linear, entre outras.

As parcerias vêm sendo consolidadas por meio de publicações científicas com Prof. Kevin C. Hewitt da Dalhousie University e o Prof. Carlos Rinaldi da Florida University

https://doi.org/10.1080/09205063.2020.1760702

  • Secretaria

    Contato

    Direção IP&D

    Telefone:
    (12)3947-1137

    E-mail:
    lraniero@univap.br

    Responsáveis:
    Prof. Dr. Leandro José Raniero

    Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq:
    http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7610334153696514

Formulário

1000

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Laboratórios IP&D

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.