Trabalhos dos alunos de Mestrado e da Graduação da Univap são publicados na Revista Processos Químicos

12 JAN 2024 - 16H36 (Atualizada em 15 JAN 2024 - 14H43)

Uma edição especial da Revista Processos Químicos foi publicada no dia 05 de dezembro em que todos os trabalhos, com exceção do artigo convidado, são de desenvolvimento dos alunos da Univap, no qual 12 alunos são do Programa de Pós Graduação em Processamento de Materiais (PPGPM) e três são da Graduação de Química.

No início de 2023 a professora Erika Peterson, que possui outros trabalhos publicados na revista, foi procurada pelo editor chefe com o convite para uma parceria em uma edição especial com os alunos do PPGPM. O interesse surgiu devido ao caráter profissional da Pós-Graduação e o caráter técnico da revista, que é fomentada pelo SENAI.

Nos trabalhos apresentados na edição é possível notar a versatilidade de áreas de pesquisa e desenvolvimento atendidas pelo programa de mestrado oferecido pela Universidade.

Sobre a revista

A Revista Processos Químicos surgiu no ano de 2007, com periodicidade semestral, no intuito de publicar artigos com resultados originais de pesquisas, trabalhos de revisão, divulgação de novos métodos ou técnicas, educação tecnológica em português e inglês de temas relacionados aos processos químicos.

Com destaque nos campos da Química e Engenharia Química, a revista proporciona um espaço relevante para pesquisas, unindo acadêmicos, pesquisadores e profissionais. Possui compromissos com o progresso tecnológico com o intuito de promover a difusão do desenvolvimento e da inovação tecnológica para o setor produtivo.

Além de ter sua publicação on-line, a revista impressa é distribuída gratuitamente para as indústrias do ramo químico e petroquímico do país. “O que é interessante, pois deste modo ocorreu a divulgação dos trabalhos da Univap de forma direcionada para o público alvo do mestrado profissional e candidatos a engenharia química e química industrial” relatou a professora Erika Peterson.

Mestrado Profissional em Processamento de Materiais

No Programa de Mestrado Profissional em Processamento de Materiais, os profissionais das áreas de Engenharias, Ciências da Saúde e Exatas e da Terra podem se atualizar capacitando-se para atender as novas demandas do mercado de trabalho. O curso é focado no conhecimento tecnológico aplicado para o desenvolvimento, caracterização e aplicação de materiais para as mais diversas áreas da indústria nacional e internacional como construção civil, aeronáutica, petróleo, química e biomédica.