A Central de Laboratórios Multiusuário- (CLM) é um conjunto de laboratórios que contam com equipamentos modernos altamente especializadas, capazes de realizar testes e análises de alta complexidade científica. Estes são destinados ao uso compartilhado e à melhoria na estrutura de pesquisa científica e tecnológica desenvolvida pelos Programas de Pós-Graduação da Instituição.
Foi criada para proporcionar o uso racional de recursos, evitando a duplicação de equipamentos e proporcionando aos usuários uma infraestrutura em técnicas analíticas, com o objetivo de viabilizar, aprimorar e promover pesquisas científicas e tecnológicas na UNIVAP e também realizar a prestação de serviços à comunidade. O moderno modelo de multiusuários, como preconiza sua criação, foi concebido com a participação das agências de fomento FINEP, FAPESP e CAPES e anuência dos programas de pós-graduação, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e Direção do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento IP&D/UNIVAP.
A CLM tem atuado como laboratório aberto e multiusuário, atendendo a comunidade acadêmica e comunidade em geral disponibilizando um grande espaço com mais de 400m² aos usuários com equipamentos e infraestrutura para realização de seus experimentos.
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira,
das 08h às 18h.
Solicitação de Equipamentos
- Usuários externos:
preencher o formulário no fim da página.
- Usuários internos:
preencher formulário no link.
Clique aqui.
Contatos:
(12) 3947-1160
multiusuario.ipd@univap.br
Comitê Gestor
Prof. Dr. Leandro José Raniero (Presidente)
Profa. Dra. Cristina Pacheco Soares (Titular)
Prof. Dr. Denilson Nogueira de Moraes (Titular)
Profa. Dra. Emilia Angela Lo Schiavo Arisawa (Titular)
Profa. Dra. Ivone Regina de Oliveira (Titular)
Profa. Dra. Maiara Lima Castilho (Suplente)
Comitê de Usuários
Profa. Dra. Andreza Ribeiro Simioni (Titular)
Prof. Dr. Fernando dos Santos Ortega (Titular)
Prof. Dr. Paulo Henrique Salles de Carvalho (Titular)
Prof. Dr. José Geraldo da Cruz Pradella (Suplente)
Técnicos do CLM
Dra. Angela Aparecida Moraes Vieira
Ms. Priscila Maria Sarmeiro Correa M. Leite
Resolução | Regulamento
Parcerias da CLM
• CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
• FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos
• FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
• Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Equipamentos
Os equipamentos da CLM são multiusuários, adquiridos para terem uso compartilhado, podendo proporcionar a interação entre diferentes equipes de trabalho promovendo a oportunidade de trabalhos conjuntos.
Veja abaixo uma lista com os equipamentos da CLM:
Agitadores magnéticos, placas aquecedoras, autoclaves verticais, balanças analíticas e semi analíticas, banho Maria, bomba de vácuo, capela Exaustão Química, centrífuga Speed Vac, citômetro de fluxo, cromatógrafo a gás - CG, dessecador, espectrofotômetros UV - Vis, espectroscopia Confocal de Raman, espectrofotômetro Absorção Atômica - AAS, espectrofotômetro de Infravermelho - FTIR, estufas para secagem e esterilização, fluxos laminares verticais, freezer -80c, geladeiras, incubadoras B.O.D, Luminex 200, máquina de gelo, Microscópio Eletrônico de Varredura - MEV, Microscópio Confocal Fluorescência, micro centrifuga, centrifuga com rotores, microscópios de bancada, Phmetros, reômetro, sistema purificador de água a osmose reversa, Ultrasonic cleaner cole parmer e vidrarias diversas.
Biotério
O biotério do IPD está localizado no 1º andar do IPD I, construído numa área total de 67,93 m2 de acordo com as normas que regem a biossegurança e a correta funcionalidade, de modo a proporcionar uma perfeita condição de bem estar animal, posicionado em uma área com reduzido trânsito de pessoas. O local é de fácil acesso, favorecendo a entrega de materiais, insumos e equipamentos, bem como a remoção dos resíduos gerados no biotério.
O ambiente de cada sala dos animais está composto por um rack ventilado contendo 15 gaiolas para ratos e outro rack com 35 gaiolas para camundongos individualmente ventiladas (IVCs) em cada rack. São racks depressão positiva usadas para proteger os animais mantidos no interior dos mini-isoladores (exclusão). Neste modelo, o ar da sala é aspirado, passa por uma filtragem e é conduzido até o mini-isolador, onde, após se misturar aos poluentes, é retirado de caixa. Os mini-isoladores são confeccionados em policarbonato para camundongos e polisulfona para ratos, permitindo isolamento do meio externo e visão total do interior dos mini-isoladores.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em Laboratórios IP&D