O laboratório atua nas atividades de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias nacionais para a produção de catalisadores heterogêneos inorgânicos. Esses catalisadores são empregados na grande maioria dos processos presentes na indústria química. Concebido com a finalidade de desenvolver catalisadores empregados em etapas do Refino de Petróleo, o laboratório iniciou suas atividades fruto de uma parceria estabelecida entre a Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), a Refinaria Henrique Laje (REVAP) e o Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES). Inaugurado no dia 8 de dezembro de 2009, o Laboratório de Catálise Heterogênea o IP&D/Univap foi implantado com recursos da Petrobras e da própria Universidade. Esta iniciativa teve também o apoio do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) e Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Localizado no Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento (IP&D), o laboratório recebeu, recursos de mais de 7 milhões de reais da PETROBRAS, por intermédio de projetos de infraestrutura e P&D. Esses recursos captados tornaram capaz de atuar em todas as etapas de preparação de catalisadores heterogêneos. São elas: a síntese de compostos inorgânicos utilizados como como catalisadores mássicos ou suportes de catalisadores, a conformação desses compostos (pellets) a fim de que possam ser empregados industrialmente, impregnação desses precursores com os elementos que constituem a fase catalítica ativa e a avaliação dos catalisadores em reatores operados em regime batelada e contínuo, sob condições que simulam exatamente as mesmas presentes nos reatores industriais. Além dessas atividades, o laboratório também dispões de vários equipamentos de caracterização dos materiais preparados em cada uma das etapas de preparação de catalisadores.
Aberto a parcerias com empresas privadas, industrias e centros de pesquisa que buscam não apenas o desenvolvimento de produtos e processos, mas também a prestação de serviços de apoio a indústria nacional.
Em função dos impactos provocados pelas mudanças climáticas, recentemente, o grupo de catálise do laboratório iniciou o desenvolvimento de compostos relacionados à “Química Verde”, entre esses compostos os biocombustíveis.
O grupo de pesquisa do LabCat também possui atividades de formação profissionais da área, recebendo alunos de cursos do ensino médio-técnico, da graduação das engenharias e mestrandos do Programa de Mestrado Profissional em Processamento de Materiais.
Responsável pela prospecção e execução de projetos e contratos tecnológicos
Dr. José Augusto Jorge Rodrigues
Contatos
(12) 3947-1104
joseajr@univap.br
Iniciação científica:
Mariana Sarmeiro Correa Marciano Leite – Graduanda em Engenharia Química da UNIVAP
Ana Bárbara Azevedo Gomes Goulart – Graduanda em Engenharia Química da UNIVAP
Estágio e trabalho de conclusão de curso de graduação:
Bruna Lopes Sousa de Lima - Graduanda em Engenharia Química da UNIVAP
Pesquisadores:
Dr. José Augusto Jorge Rodrigues
Dr. Marco Aurélio Ferreira
Dra. Amanda Cassiano de Souza
Me. Jorge Benedito Freire Jofre
Técnico especialista Jorge Damião de Souza
Programa:
Pós-Graduação em Processamento de Materiais (PPGPM)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em Laboratórios IP&D