Laboratório de Catálise Heterogênea - LabCat

O laboratório atua nas atividades de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias nacionais para a produção de catalisadores heterogêneos inorgânicos. Esses catalisadores são empregados na grande maioria dos processos presentes na indústria química. Concebido com a finalidade de desenvolver catalisadores empregados em etapas do Refino de Petróleo, o laboratório iniciou suas atividades fruto de uma parceria estabelecida entre a Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), a Refinaria Henrique Laje (REVAP) e o Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES). Inaugurado no dia 8 de dezembro de 2009, o Laboratório de Catálise Heterogênea o IP&D/Univap foi implantado com recursos da Petrobras e da própria Universidade. Esta iniciativa teve também o apoio do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) e Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Localizado no Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento (IP&D), o laboratório recebeu, recursos de mais de 7 milhões de reais da PETROBRAS, por intermédio de projetos de infraestrutura e P&D. Esses recursos captados tornaram capaz de atuar em todas as etapas de preparação de catalisadores heterogêneos. São elas: a síntese de compostos inorgânicos utilizados como como catalisadores mássicos ou suportes de catalisadores, a conformação desses compostos (pellets) a fim de que possam ser empregados industrialmente, impregnação desses precursores com os elementos que constituem a fase catalítica ativa e a avaliação dos catalisadores em reatores operados em regime batelada e contínuo, sob condições que simulam exatamente as mesmas presentes nos reatores industriais. Além dessas atividades, o laboratório também dispões de vários equipamentos de caracterização dos materiais preparados em cada uma das etapas de preparação de catalisadores.

Aberto a parcerias com empresas privadas, industrias e centros de pesquisa que buscam não apenas o desenvolvimento de produtos e processos, mas também a prestação de serviços de apoio a indústria nacional.

Em função dos impactos provocados pelas mudanças climáticas, recentemente, o grupo de catálise do laboratório iniciou o desenvolvimento de compostos relacionados à “Química Verde”, entre esses compostos os biocombustíveis.

O grupo de pesquisa do LabCat também possui atividades de formação profissionais da área, recebendo alunos de cursos do ensino médio-técnico, da graduação das engenharias e mestrandos do Programa de Mestrado Profissional em Processamento de Materiais.

Pesquisadores

Formulário para requisitar o uso do equipamento

Por Redação, em Laboratórios IP&D