Mestrado e Doutorado em Engenharia Biomédica

Sobre o curso

Objetivo

O objetivo do PPGEB é formar recursos humanos que atuem, ou pretendem atuar, em universidades, institutos de pesquisas, hospitais e empresas de base tecnológica e de inovação na área de saúde, visando a utilização e a aplicação dos conceitos recebidos no desenvolvimento de novas técnicas de diagnósticos não-invasivos, uso de novas metodologias de tratamento, assim como, o domínio no desenvolvimento e preparação de novos biomateriais. O aluno poderá se capacitar nas seguintes áreas de concentração: (I) Instrumentação Biomédica, (II) Biofotônica e (III) Nanobiomateriais.

Desde a sua criação, o Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia Biomédica (PPGEB) vem formando Mestres e Doutores nas áreas de concentração em Instrumentação Biomédica, Laser Aplicado a Biologia e Saúde e Biomateriais. Nossa missão é formar estudantes que entendem o corpo humano e que sejam qualificados tecnicamente e cientificamente, para aplicarem estes conhecimentos no campo da engenharia biomédica a fim de desenvolverem melhores estratégias terapêuticas, dispositivos biomédicos e técnicas de diagnósticos para melhorar a saúde humana. O profissional formado terá toda a capacidade de exercer as atividades profissionais de ensino, pesquisa e desenvolvimento em Engenharia Biomédica, atendendo às exigências de qualificação e expansão do mercado de trabalho.

O curso de mestrado oferece instrução teórica e experimental sólida nas disciplinas tradicionais de engenharia e saúde, como instrumentação biomédica, a fisiologia de sistemas, biossensores, biomateriais, espectroscopia óptica, laser entre outras. Atualmente, 19 pesquisadores doutores permanentes fazem parte do programa os quais possuem interação científica com os melhores centros nacionais e internacionais na área de engenharia biomédica, dando oportunidade e incentivando o aluno a buscar novos desafios.

O Doutorado Direto é uma excelente opção para alunos que terminaram sua graduação e buscam novos desafios. Os candidatos que tiveram a oportunidade de participar de pesquisa científica durante seu curso de graduação e que já possuem artigos indexados publicados poderão ingressar diretamente nesta modalidade.

Créditos para Titulação
Áreas de Concentração