Professora da Pós-Graduação recebe convite para conhecer grupo de pesquisa da Universidade de Coimbra

29 JUN 2023 - 15H14 (Atualizada em 30 JUN 2023 - 16H44)

A professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica (PPGEB) da Univap, Drª. Luciana Barros Sant’Anna, responsável pelo Laboratório de Histologia e Terapia Regenerativa foi convidada, nos dias 6 e 7 de junho de 2023, a conhecer o grupo de pesquisa da Profª. Drª. Maria Filomena Botelho, Diretora do Instituto de Biofísica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, no Coimbra Institute for Clinical and Biomedical Research (iCBR), em Portugal.

As pesquisas no iCBR tem por objetivo investigar mecanismos moleculares e celulares das doenças crônicas, estratégias terapêuticas para diagnóstico e tratamento do câncer, incluindo fototerapias, plasmas e membrana amniótica. Assim, também existem projetos na área da ginecologia, como para a endometriose, e também na odontologia, como o estudo de mecanismos do desenvolvimento dos dentes e uso de biomateriais na regeneração óssea.

Uma combinação de aplicações informáticas, modelos matemáticos de sobrevivência celular, técnicas de biologia celular e molecular, estudos animais, medicina nuclear e estudos translacionais são modelos implementados nas instalações da Faculdade de Medicina, principalmente no Instituto de Biofísica e no iCBR.

Neste período, a professora Luciana Barros visitou os laboratórios do instituto, incluindo laboratórios de biologia celular e molecular, bio-imagem celular de alta resolução, cirurgia experimental e biotérios. Estes laboratórios são usados por pesquisadores e alunos dos cursos de pós-graduação do instituto, como programas de doutorado em ciências da saúde, doutorado em envelhecimento e doenças degenerativas, e doutorado em pesquisa biomédica. Adicionalmente, com o objetivo de apresentar as pesquisas realizadas no laboratório de Histologia e Terapia Regenerativa IPD/UNIVAP, a professora ministrou a palestra “O potencial da membrana amniótica humana na medicina regenerativa”. Segundo a pesquisadora, a palestra foi muito apreciada pelo grupo de pesquisa e foram encontradas sinergias entre ambas as partes, o que é imprescindível para o estabelecimento de acordos bilaterais para a mobilidade de pesquisadores e alunos, além do intercâmbio de conhecimentos técnico-científicos no âmbito de projetos em colaboração e seminários ministrados por ambos os grupos de pesquisa, nacional e internacional.