Notícias

Professora da Univap é vencedora da edição 2022 da Sociedade Europeia de Fotobiologia e desenvolve estudo na Itália

Pesquisadora dará continuidade ao projeto que teve início com grupo de pesquisa no IP&D

Escrito por Univap

19 DEZ 2022 - 10H58 (Atualizada em 26 JAN 2023 - 11H38)

A professora Dra. Juliana Guerra Pinto, graduada em Biomedicina e com Mestrado e Doutorado em Engenharia Biomédica pela Univap, ganhou o processo seletivo 2022 da Sociedade Europeia de Fotobiologia.

Por meio de um concurso anual, chamado Giulio Jori Scholarship, pesquisadores de todo o mundo concorrem ao programa de intercâmbio acadêmico, por meio do qual é possível estabelecer um projeto em conjunto com um pesquisador Europeu de destaque.

A professora participará, durante 3 meses, da execução de sua pesquisa junto a Universidade de Catania (UniCT), na Itália. O projeto foi elaborado em conjunto com o PhotoBioS Lab, o IP&D e a UNIVAP, sob a responsabilidade da pesquisadora Dra. Juliana Ferreira Strixino e o PhotoChemLab, do Departamento de Medicamentos e Ciências da Saúde da UniCT, na Itália, sob a responsabilidade do pesquisador Dr. Salvatore Sortino. Neste período a Dra. Juliana Guerra dará continuidade à pesquisa sobre compostos fotoativos como meio de eliminar agentes patológicos, como o protozoário Leishmaniose.

Segundo Juliana, o programa de intercâmbio tem sido muito importante para conhecer e entender a dinâmica do grupo de pesquisa no qual está visitando, além de estabelecer parcerias profissionais e institucionais. “Tem sido um período enriquecedor, onde pude conhecer novas técnicas, aprender sobre fotoquímica e análise de fotoativos, e também pude apresentar e representar a Univap e o IP&D a esses pesquisadores”, complementa.

Enquanto realiza sua pesquisa, aproveita para visitar locais turísticos: “a região em que estou na Sicília, é uma área belíssima, com muita história e muitas coisas lindas para ver. Tive a oportunidade de visitar alguns pontos da cidade de Catania, como a catedral de Santa Ágata, o Parque Arqueológico de Siracusa (Neapolis), Ortigia e Noto, e espero ter a oportunidade de conhecer outros locais da região ainda”, conclui.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Univap, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.