Pesquisadora da Univap participa de congresso internacional com auxílio da FAPESP

27 SET 2023 - 18H06 (Atualizada em 27 SET 2023 - 18H38)

A prof.ª Dra. Juliana Ferreira Strixino apresentou quatro trabalhos no 18º Congresso Mundial da Associação Internacional de Fotodinâmica (IPA), em Tampere, na Finlândia. Entre os dias 10 e 15 de julho, a pesquisadora pode participar de um dos principais eventos mundiais do ramo da fotodinâmica, com o auxílio da FAPESP.

Sediado no Tampere Hall, o encontro teve cerca de 300 participantes, dentre eles alunos, pesquisadores e clínicos nas áreas da Terapia Fotodinâmica (PDT) e Fotodiagnóstico (PDD). Físicos, cientistas e parceiros da indústria também se juntaram para compartilharem ideias e descobertas no campo da medicina fotodinâmica e da tecnologia. Os congressistas puderam participar de workshops, palestras e outras atividades. Teses ainda em investigação foram exibidas por estudiosos de diferentes partes do mundo.

Este evento acontece a cada 2 anos e visa fomentar o desenvolvimento científico e contribuir para a prática clínica avançada, trazendo membros da comunidade global a participarem e debaterem ideias, desde 1986. O encontro também é uma oportunidade para o estabelecimento de parcerias e desenvolvimento de futuros projetos.

Alguns pesquisadores renomados marcaram presença, como Dr. Colin Hopper (presidente da IPA), Dr. Kristian Berg e Dr. Juliane Schroeteler. Empresas do ramo também pretaram apoio à organização: Modulight, Medlight, BioPharm, entre outras.

A Coordenadora do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da Univap (PPGEB) desenvolveu seus estudos no Laboratório de Fotobiologia Aplicada à Saúde (PhotoBioS), do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Univap (IP&D). Os trabalhos apresentados em Tampere são intitulados:

1. Evaluation of BSA-Curcumin Nanoparticles in Photodynamic Therapy in macrophages infected with Leishmania species”;

2. Antimicrobial photodynamic therapy on Staphylococcus aureus in a model of Galleria mellonella;

3. Morphological changes in gliosarcoma cell lines after photodynamic therapy;

4. Comparison of PDT protocols for acne treatment – clinical study.