Game como ponte a recuperação

18 OUT 2022 - 15H29 (Atualizada em 26 JAN 2023 - 11H49)

A Universidade do Vale do Paraíba – Univap, por meio dos cursos de doutorado em Engenharia Biomédica e graduação em Fisioterapia desenvolveu um novo sistema de gamificação como ferramenta no processo de fisioterapia.

A pesquisa de doutorado do aluno Rascius Belfort, sob orientação da Profa. Dra. Fernanda Pupio e coorientação do Prof. Dr. Mario Lima, intitulada de “THERAPY AND GAME SYSTEM: Sistema embarcado para avaliação e reabilitação por meio de uma interface humana do usuário (IHU) com exergames”, busca contribuir com as áreas da fisioterapia, neurociência, neuroreabilitação e engenharia biomédica, por meio da criação de um console de videogame inteiramente focado na avaliação e reabilitação de pacientes neurológicos.

Até o momento já foram desenvolvidos e registrados 06 jogos, sendo um deles ambientado na própria universidade. A coleta de dados com a participação de voluntários, com e sem afecções neurológicas para validação dos jogos, já foi iniciada. Investiga-se no momento a repercussão fisiológica por meio dos jogos a curto prazo, ou seja, os voluntários jogam os games por meia hora e são avaliados antes e após esse tempo. São levados em consideração dados referentes a pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória, saturação de oxigênio, tempo de reação, nível de atenção, pontuações dos jogos e questionário voltado para avaliar a aplicação e satisfação a respeito dos jogos na perspectiva dos voluntários.

De acordo com o doutorando, Rascius Belfort, ainda há muito o que desenvolver, mas de forma preliminar, com base nos dados parcialmente obtidos, trata-se de uma alternativa de tratamento físico que explora o lúdico ao mesmo tempo que estimula aspectos físicos e cognitivos como: tempo de reação, amplitude de movimento, equilíbrio de tronco (para cadeirantes), coordenação motora, atenção, memória de curto prazo, entre outros.

Os testes e validações do sistema estão sendo realizados no próprio campus da instituição, localizado no bairro Urbanova, em São José dos Campos e a seleção dos pacientes ocorre por meio dos próprios agendamentos que já são efetivados no Centro de Práticas Supervisionadas da Faculdade de Ciências da Saúde da Univap.