Pesquisadora da Univap fecha parceria com pesquisadores estrangeiros

30 JUN 2023 - 15H33 (Atualizada em 30 JUN 2023 - 17H46)

A professora Drª. Luciana Barros Sant'anna esteve presente em um encontro científico europeu intitulado “6th IPLASS and COST SPRINT Action Joint Scientific Meeting”, que aconteceu em Brescia, na Itália. Ela acompanhou os estudos e projetos que estão sendo realizados com os derivados perinatais (PnD) e fechou parcerias com pesquisadores estrangeiros.

Nos dias 2 e 3 de setembro de 2022, a professora acompanhou diferentes sessões da 6th IPLASS para ampliar seu conhecimento em sua linha de pesquisa, que se relaciona ao mecanismo de ação da membrana amniótica na regeneração tecidual. A pesquisadora também apresentou seu trabalho, com o tema: “Amniotic membrane modulates MMP9 and MMP12 gene and protein expression. In experimental modelo f thehepatic fibrosis” na sessão 2 “Advances in preclinical studies using perinatal derivatives”.

Para ela, foi essencial “acompanhar os estudos pré-clínicos com os derivados perinatais, principalmente para degenerações neurais, câncer e regeneração de cordas vocais, assim como tecidos e órgãos acometidos pela COVID-19. Especificamente, os trabalhos relacionados com a degeneração neural e com o câncer, são de grande importância para as nossas linhas de pesquisa do programa da Pós-Graduação em Engenharia Biomédica aqui na Univap, uma vez que também trabalhamos com membrana amniótica e injúria de medula espinhal, e pretendemos estabelecer parcerias para trabalharmos com membrana amniótica e câncer, uma vez que temos no nosso programa a área de Biologia Molecular do Câncer”.

Além da apresentação do seu trabalho, Luciana conta que o evento permitiu parcerias com pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Portugal, e com a PhD Florelle Gindraux da University Hospital of Besançon (CHRU) / University of Franche-Comité (UFC). “Esta parceria se dará nos estudos pré-clínicos com fibrose hepática, hepatocarcinoma, membrana amniótica, terapia fotodinâmica, e nos estudos com regeneração óssea, tanto na medicina, quanto na odontologia, curso em que sou graduada, respectivamente. ” Conclui a Doutora.

Uma de suas alunas de Iniciação Científica, Thainá Almeida de Oliveira Bonfim, do curso de Enfermagem da Univap, foi premiada como um dos melhores pôsteres apresentados no “6th IPLASS Meeting”. Dentre os jovens pesquisadores presentes, a estudante apresentou o trabalho “Effects of preservation methods in the structural integrity of Placental and Reflected subregions of the amniotic membrane”.