A Extensão Universitária Institucional na UNIVAP é realizada por meio de três categorias, quando possível, interconectadas. (1) Extensão Universitária Curricular, definida pelos Núcleos Docentes Estruturantes e desenvolvida de acordo com o constante nos currículos dos cursos. (2) A Extensão “Fac”, de caráter extracurricular, definida pelas Congregações das Faculdades. (3) A Extensão Universitária definida pela Pró Reitoria de Extensão, por meio de edital.
Clique para conhecer os projetos
curriculares das faculdades
Faculdade Ciências da Saúde (FCS)
Eixo Social – Indivíduo, Sociedade e Trabalho
A Faculdade de Ciências da Saúde tem articulado ações de ensino-aprendizagem entre os (as) discentes dos seus oito cursos de Graduação e a comunidade. As atividades extensionistas têm ocorrido por meio de campanhas de prevenção de doenças, orientação de higiene, alimentação, atividade física e orientação social, estabelecendo a inter-relação entre a Universidade, o (a) aluno (a) e a sociedade civil. A extensão universitária é desenvolvida no Eixo Social - Módulo Indivíduo, Sociedade e Trabalho, no qual os (as) alunos (as) dos diferentes cursos da saúde formam grupos interdisciplinares, e, juntamente com a comunidade desenvolvem projetos integrados que atendem as diferentes demandas do território, assim como em disciplinas dos cursos específicos em Projetos de Extensão.
Faculdade de Educação e Artes (FEA)
As atividades de Extensão na Faculdade de Educação e Arte (FEA) ocorrem por meio de projetos ou disciplinas inseridas na matriz curricular a partir do 2o período, com a disciplina Introdução à Extensão, que permite ao aluno ter contato com o conceito de extensão universitária e ter consciência da importância para a sua formação profissional e cidadã. A partir do terceiro semestre os alunos começam a levantar as demandas da comunidade e elaborar projetos para dar início às atividades extensionistas propriamente ditas. Essas atividades planejadas podem ser encerradas ao final do semestre ou ainda podem se estender por um período maior, dependendo da demanda e do projeto desenvolvido. Vale ainda ressaltar que os professores responsáveis pelas disciplinas de extensão passam por curso de formação disponível no Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem. Dentre as atividades extensionistas que já vem sendo desenvolvidas na FEA há algum tempo, podemos citar o projeto desenvolvido pelo curso de Psicologia denominado “ O brinquedista e o brincar na promoção do desenvolvimento e vivências”. A proposta desse projeto é a de proporcionar à comunidade que frequenta o Serviço Escola de Psicologia (SEPA) um atendimento às crianças que permanecem na sala de espera - seja por terem chegado mais cedo ao atendimento ou porque seus pais estão em atendimento psicológico junto aos estagiários do Serviço Escola. Os usuários serão rotativos e semanais, numa média de 5 a 10 crianças por dia. A seguir estão relacionadas outras atividades extensionistas que estão sendo desenvolvidas com sucesso na FEA:
1) “A Pedagogia Social e a Educação Não Formal”- Pedagogia e História;
2) Manejo da Fauna Silvestre - CRAS- Ciências Biológicas
3) Reciclagem de óleo para fabricação de sabonetes – Química;
4) Escola sustentável – Química;
5) Projeto de promoção à saúde e qualidade de vida no trabalho – IFSP – Educação Física,
6) Cartografias Sociais e Metodologias Participativa - História e Psicologia
Faculdade de Comunicação e Ciências Sociais Aplicada (FCSAC)
As atividades da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) ocorrem por meio de projetos ou/e disciplinas inseridas na Matriz Curricular dos diferentes cursos. Para tanto, a Faculdade conta com diversos projetos e parcerias para desenvolver a Extensão Universitária, dentre eles:
● Parceria com o portal de Notícias MEON, que por meio do projeto Meon Jovem, cria lives em mídias sociais para atender escolas e professores das redes de ensino pública e particular das cidades do Vale do Paraíba. Seu objetivo é prestar orientação sobre a construção textual da notícia, a importância social do jornalismo e orientação sobre como identificar as Fakenews;
● Parceria com o jornal O Vale, onde os alunos dos cursos de comunicação realizam pautas, reportagens e peças publicitárias em conjunto com a equipe do jornal, resultando em cadernos especiais no jornal com o Projeto OVALElab.com, sempre buscando dialogar com o público jovem;
● Parcerias com as escolas estaduais Professor Joaquim de Moura Candelária e Professora Maria Dolores Verissimo Madureira, em os estudantes realizam oficinas de alfabetização midiática voltadas para o desenvolvimento de texto jornalístico, criação de podcast, desenvolvimento de texto para blog e texto para conteúdo impresso.
● Parceria com o Decolar, um projeto da prefeitura de São José dos Campos que atende crianças do ensino fundamental II (6º ao 9º ano), com o objetivo de orientar na escolha profissional destes alunos, conta com a participação dos estudantes de graduação dos cursos de Jornalismo, Rádio e Tv, Propaganda e Publicidade, Design de Moda e Gastronomia que elaboram e aplicam oficinas temáticas.
Faculdade de Direito (FD)
A Faculdade de Direito tradicionalmente realiza atendimentos à Comunidade por meio de seu Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ). Todo o trabalho é supervisionado por professores e por uma equipe de advogados orientadores inscritos há mais de 10 anos na Ordem dos Advogados do Brasil.
Os serviços disponíveis abrangem o atendimento inicial aos assistidos, o esclarecimento de dúvidas, orientação jurídica, mediação em caso de conflito social e propositura de ação judicial com acompanhamento do processo desde seu início até o término. O atendimento é feito às pessoas carentes que tenham renda de até três salários mínimos.
Além desses serviços, o Núcleo de Prática Jurídica também atende a casos destinados ao Juizado Especial Cível Estadual e no ano de 2018, foi implantada parceria com o Juizado Especial Cível Federal, pela qual os alunos do curso de Direito da IES orientam o público, confeccionam e distribuem as peças reclamatórias, agilizando o processamento inicial da demanda naquela vara especializada.
A parceria mantida pela Faculdade de Direito com a Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de São José dos Campos e com a Diretoria Regional de Ensino de São José dos Campos, relativa ao Projeto “Respeitar é Legal”, também se constitui em ação na responsabilidade na área da Justiça, pois o objetivo é prevenir e combater todas as formas de violência de gênero e de intolerância, principalmente quanto às vítimas vulneráveis, crianças, adolescentes e estudantes da rede estadual de educação de São José dos Campos.
Além do NPJ, as atividades de Extensão na Faculdade de Direito (FD) acontecerão a partir de 2024 por meio de disciplinas inseridas na Matriz Curricular do Curso a partir do 5 o período. As práticas extensionistas se apoiarão em diferentes projetos e programas institucionais.
Faculdade de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
As atividades de Extensão na Faculdade de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo (FEAU) acontecerão a partir de 2024, por meio de disciplinas inseridas na matriz curricular no ciclo profissionalizante, a partir do 5o período. Nas disciplinas Extensão I e II, 5o e 6o respectivamente, o discente entrará em contato com o conceito de extensão, sua importância para a formação profissional como cidadão. Estará apto, após a cursar essas disciplinas, a levantar demandas da comunidade, elaborar projetos, estabelecer cronogramas para sua realização e redigir os relatórios necessários para documentar as ações extensionistas. Nos 7o, 8o e 9o períodos, as disciplinas Extensão III, IV e V respectivamente, propiciam ao discente a oportunidade de realizar atividades extensionistas para atendimento de demandas da comunidade.
Entretanto, os chamados da comunidade já começaram e para atendê-los utilizamos um dos nossos núcleos (NUPI - Núcleo de Práticas Interdisciplinares). Esse núcleo tem como objetivo garantir um ambiente adequado para o desenvolvimento de projetos de Engenharias e Arquitetura por grupos interdisciplinares formados por alunos de diferentes cursos da FEAU, sob a supervisão acadêmica de um professor tutor. O NUPI tem a responsabilidade de: 1) abrigar os projetos desenvolvidos por docentes com a participação dos alunos da FEAU; 2) orientar, por meio de professores tutores, projetos interdisciplinares propostos por grupo de alunos que serão responsáveis pela elaboração e implantação destes, objetivando desenvolvendo as habilidades de pesquisa (técnica e de mercado), de desenvolvimento, visão de inovação, captação de recursos, trabalho em equipe e gestão de projetos. Aos professores tutores cabem apenas o acompanhamento e orientação dos esforços, dando respaldo e ferramentas para o sucesso do projeto.
Partindo dessa premissa, foram atendidos pelo NUPI no segundo semestre de 2022, três projetos que se caracterizam com extensão:
1º. Por meio de contrato de parceria com o Projeto DECOLAR da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, foi fornecido aos alunos de alto rendimento da rede municipal de ensino um curso prático “Minifoguetes movido a combustível solido”. Estiveram envolvidos neste programa alunos da FEAU tendo um coordenador e um professor responsável. O curso foi realizado presencialmente nas instalações da FEAU, com uma aula, quinzenalmente, de aproximadamente 2h e finalizado com o lançamento dos foguetes preparados por eles.
2º. Em parceria com a Faculdade da Terceira Idade (FTI) - Univap, foi aplicado um curso teórico-prático de Robótica. O curso é ministrado para duas turmas da FTI, pelos alunos da FEAU com o coordenador/professor responsável. O curso teve duração de uma hora, semanalmente, nas instalações da FTI e encerrou com a 1ª Feira de Robótica da FTI, onde foram apresentados os trabalhos elaborados pelos alunos do curso.
3º. Também em parceria com a FTI, foi feita uma oficina de Redes Sociais, uma oportunidade de inclusão da terceira idade na era digital. A oficina foi ministrada para os alunos FTI, pelos alunos da FEAU com o coordenador/professor responsável. O curso teve duração de uma hora, semanalmente, nas instalações da FTI e encerrou com uma publicação dos alunos em seus YouTube.
Tem-se uma demanda crescente da sociedade por conhecimento e tecnologia que a FEAU vai procurar atender, seja, atualmente, por meio do NUPI e futuramente por meio das diversas disciplinas de extensão.
Ainda vale complementar que no espaço do curso de Arquitetura e Urbanismo atividades extensionistas têm acontecido desde 2019 em parceria com o NEPACS- Núcleo de Extensão Pesquisa-Ação Cartografias Sociais -PPGPLUR/IP&d/UNIVAP junto à disciplina de Planejamento Urbano e Regional II no acompanhamento do desenvolvimento de projetos de urbanização comunitária.
Contato do Comitê de Referência de Curricularização da Extensão
Pró-reitoria de Graduação:
prg@univap.br
Pró-reitoria de Extensão:
proext@univap.br
Comitê de Referência à Curricularização da Extensão:
debora.guedes@univap.br (coordenação)
Guia de Curricularização das atividades de extensão nos cursos de graduação
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em Institucional