Faculdade da Terceira Idade

Saiba mais sobre o curso

Inscrições abertas para o Vestibular!

Prova tradicional
Enem
Transferência
2ª Graduação

Sobre o FTI

A Faculdade da Terceira Idade (FTI) é um Programa implantado na Univap desde de 1991, com o objetivo de permitir o acesso à Educação Continuada às pessoas com idade acima de 45 anos, assim como oferecer condições para integração da pessoa idosa e da pessoa em transição à fase da terceira idade na comunidade.

Essa é uma oportunidade de assegurar ao idoso a participação social, com absoluta prioridade e a efetivação do direito a um envelhecimento com saúde e dignidade. A partir disso, a FTI promove aos alunos devidamente inscritos e frequentes, atividades e oficinas de expressão sensível, arte e cultura. Tendo como ponto de partida o reconhecimento do potencial de contribuição das pessoas da Terceira Idade para a sociedade. Para tanto, as atividades são semestralmente atualizadas e planejadas.

O programa oferece o Curso de Extensão e Atualização Cultural - CEAC - ministrado em dois módulos, com duração de um semestre letivo cada. Em continuidade a esse curso, os alunos que completarem os dois módulos estarão habilitados a frequentar o Centro de Estudos Avançados para a Terceira Idade – CEATI- ministrado de modo contínuo, ele busca, assim como o CEAC, a atualização cultural e a extensão acadêmica.

A Faculdade da Terceira Idade atende cerca de 150 indivíduos por semestre e trata-se de um importante Centro de Estágio Profissional - Interdisciplinar, sendo referência de Estudos e Pesquisas para os alunos da Univap, do município de São José dos Campos e região do Vale do Paraíba, sobre o processo de envelhecimento, longevidade e a velhice em si.

Um diferencial são as aulas relacionadas as atividades sociais, de lazer e/ou culturais. São realizadas visitas em museus, centros culturais, peças de teatro, entre outras intervenções. Além de projetos em parcerias com organizações não governamentais, associações com as quais os alunos expandem seu conhecimento.

Outra oportunidade são as palestras ou vivências sobre temas do Mundo Contemporâneo visando à atualização de informações numa proposta cultural e reflexiva. 

Depoimentos

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Institucional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.