Notícias

Aluna da Univap é premiada no FOTnS 2024 com pesquisa inovadora sobre Terapia Fotodinâmica

Escrito por Univap

06 JUN 2024 - 12H14 (Atualizada em 06 JUN 2024 - 16H26)

A estudante Anlê Maria Rodrigues Cavalcanti da Silva, de 45 anos, formada em Biomedicina pela Univap, e atual mestranda em Engenharia Biomédica pela Universidade, conquistou o primeiro lugar no prestigiado evento FOTnS 2024 - V Fórum Internacional de Tecnologias da Luz na Saúde.

O FOTnS é um evento anual que se destaca por reunir especialistas, pesquisadores e profissionais da indústria para discutir os avanços mais recentes e as aplicações inovadoras das tecnologias baseadas em luz na área da saúde; Entre os tópicos abordados estão fotobiomodulação, lasers cirúrgicos, técnicas de diagnóstico óptico e avanços em dispositivos de saúde.

Anlê foi reconhecida pela sua pesquisa sobre “A eficácia da Terapia Fotodinâmica no tratamento da acne vulgar em indivíduos com fototipos II e VI”, onde destacou-se por explorar uma área complexa no seu mecanismo de desenvolvimento e com poucos estudos utilizando a TFD (Terapia Fotodinâmica). De acordo com informações, a mestranda teria escolhido o tema por sua relevância, visto que se trata da disfunção epidérmica mais frequente em consultórios dermatológicos, problema que atinge cerca de 80% dos adolescentes, ocasionando dificuldades psicossociais graves, incluindo o suicídio.

A estudante de engenharia biomédica comentou que não tinha noção da relevância do evento na primeira vez em que inscreveu seu projeto, mas ao conseguir apresentar entre os quatro escolhidos, e ganhando Menção Honrosa ao retornar com a pesquisa realizada, foi uma grande conquista. “Viemos mostrar o resultado daquele projeto que tivemos o privilégio de apresentar pra vocês!”, comentou a pesquisadora sobre sua apresentação no FOTnS.

A TFD, um dos temas centrais do evento, utiliza a combinação de luz e substâncias fotossensibilizadoras para tratar várias condições médicas, incluindo a acne. A pesquisa de Anlê demonstrou resultados promissores, sugerindo que essa modalidade terapêutica pode ser uma alternativa eficaz e menos invasiva para tratar, promovendo benefícios significativos para a dermatologia. “Apresentando benefícios para indivíduos com fototipos altos sem ocasionar desconforto durante ou pós procedimento”, destacou a mestranda.


Foto realizada com o intuito de observar a produção do fotossensibilizador endógeno durante o estudo




Anlê Cavalcanti foi a discente da pesquisa, mas contou com uma equipe executora composta pela Professora Dra. Juliana Ferreira Strixino, Orientadora; Professora Dra. Juliana Guerra Pinto, Coorientadora; Professora Ms. Fernanda Maria Garcia Gonzaga, colaboradora.









Com a premiação, Anlê não apenas levou o nome da Univap a um destaque internacional, mas também contribuiu de forma significativa para o campo das tecnologias de luz na saúde. Sua vitória no FOTnS 2024 reforça a importância da pesquisa acadêmica e das inovações tecnológicas no desenvolvimento de novos tratamentos médicos, destacando o potencial transformador dessas tecnologias no cuidado com a saúde.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Univap, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.