Sobre o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)

O projeto de pesquisa que envolva seres humanos, direta ou indiretamente, em qualquer área, deve ser submetido para avaliação dos Comitês de Ética por meio de um sistema unificado, a Plataforma Brasil.

O projeto que utilize metodologias características das Ciências Humanas e Sociais está dispensado de submissão ao sistema CEP/Conep, desde que os procedimentos deste protocolo de pesquisa enquadrem-se, na totalidade, em um ou mais incisos do artigo primeiro da Resolução 510/2016.

O Comitê de Ética em Pesquisa da Univap (CEP-Univap) defende os direitos e a dignidade dos participantes da pesquisa, contribuindo não apenas no campo ético, mas também para ampliar a segurança jurídica dos envolvidos na pesquisa (participante, pesquisador(a) e instituição proponente, entre outros). Ao mesmo tempo, contribui para a qualidade das pesquisas dentro da Univap, cumprindo relevante papel educativo e para o desenvolvimento institucional.

O Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos, da Universidade do Vale do Paraíba (CEP-Univap), teve início com a Portaria Nº. 13/R/99, de 10 de agosto de 1999, da Reitoria desta Universidade. O Comitê de Ética em Pesquisa da Univap (CEP-Univap) é registrado e credenciado pela Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) sob o número 5503.

Submeter Projeto
  • CEP-Univap

Horário de Atendimento:

Segunda à sexta

IP&D - Sala 13
    Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento

Av. Shishima Hifumi, 2911
    Urbanova - São José dos Campos, SP

• Contato

Telefone:

cep@univap.br

TCLE
Dispensa
Pendências Comuns
Relato de Caso

Como submeter o projeto de pesquisa para avaliação do CEP?
Pesquisa feita pela internet deve ser enviada para avaliação do CEP?
Qual o motivo do CEP não avaliar pesquisas em andamento?
Quais os documentos obrigatórios para submeter um projeto na Plataforma Brasil?
Qual a vantagem do pesquisador em vincular seu perfil à Univap?
Sou aluno de curso de graduação e vou submeter meu TCC para análise pelo CEP. Posso ser o pesquisador responsável?
Posso utilizar a emenda para alterar o objetivo de uma pesquisa já aprovada pelo CEP?
Como trocar o orientador em um projeto já aprovado pelo CEP-Univap?
O que é critério de exclusão?
Faço mestrado/doutorado e possuo bolsa (ex: CNPq, Fapesp). Devo informar a agência de fomento fornecedora da bolsa como patrocinadora da minha pesquisa?
O que devo colocar no desenho da pesquisa?
O que devo colocar no Desfecho primário?
O que é pendência documental?
O que é uma Instituição Coparticipante?
Minha pesquisa prevê o uso da infraestrutura de uma das clínicas da Univap. Devo colocar os equipamentos desta clínica no orçamento da pesquisa?
Quais os cuidados antes de submeter o projeto de pesquisa na Plataforma Brasil?

Por Redação, em Comitês