Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA)

A Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade do Vale do Paraíba (CEUA - UNIVAP) é um órgão institucional especializado e autônomo, com regimento próprio, dedicado à promoção de práticas éticas no uso de animais em atividades de ensino e pesquisa científica. Sua missão vai além da simples fiscalização: ela visa assegurar que os princípios éticos e legais sejam rigorosamente observados, promovendo o bem-estar animal e a responsabilidade científica dentro da UNIVAP.

Credenciada junto ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), conforme o Ofício 22752/2017-SEI/MCTIC e o registro CIAEP/CONCEA 01.0463.2017, a CEUA-UNIVAP atua com a máxima responsabilidade na aprovação, vigilância e controle das atividades que envolvem animais, sempre em conformidade com as normativas nacionais e internacionais. A comissão é um baluarte do compromisso da universidade com a ética e a excelência acadêmica, garantindo que as pesquisas e ensinamentos respeitem os padrões mais elevados de cuidado e proteção animal.

Orientações sobre o projeto
Responsabilidades do Pesquisador