A Universidade do Vale do Paraíba (Univap), em parceria com a concessionária CCR RioSP, realizou, nos dias 27 e 29 de junho, um Treinamento de Manejo de Fauna para colaboradores da CCR. O intuito foi instruir e orientar os funcionários da concessionária quanto ao manuseio correto de animais silvestres que necessitem de resgate, antes de serem encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) da Univap.
A ação que durou 4 dias foi dividida em duas etapas, a primeira parte, voltada para a teoria, ocorreu por meio de vídeos dos principais animais silvestres encontrados na região do Vale do Paraíba, para que os 81 colaboradores pudessem capacitar-se no manejo dos animais, na identificação, nos cuidados, e no método seguro de contenção física e transporte. A segunda parte foi realizada nas dependências do Centro de Estudos da Natureza (CEN) da Univap, sendo colocado em prática o aprendizado obtido, com uma atividade de manipulação de serpentes e da avifauna e mastofauna.
O CRAS recebe animais silvestres provenientes de apreensão de órgãos ambientais de fiscalização, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Centro de Controle de Zoonoses e entrega voluntária de munícipes. Após o recebimento, o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres realiza o tratamento clínico, manutenção, reabilitação comportamental e destinação aos locais apropriados, dependendo da espécie e de seu estado de saúde.
O treinamento contou com a presença da professora e bióloga responsável técnica Walderez Moreira Joaquim e a médica veterinária Rayres Gracia, que compõem a equipe técnica do CRAS. Alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária também puderam participar para aperfeiçoar seus aprendizados, sanar dúvidas e curiosidades.
Além de trazer uma alternativa dos alunos aprimorarem os conteúdos da sala de aula, a bióloga Walderez Moreira também aponta que “o aprendizado dessas técnicas de manejo propicia aos colaboradores (da CCR RioSP) a aquisição de conhecimentos e cuidados com os animais silvestres priorizando o bem-estar e segurança desses animais no momento do resgate, otimizando a sua recuperação e reintrodução na natureza”.
Saiba mais sobre o CRAS clicando aqui.
1/5
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.