Sobre o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres - CRAS

Este departamento foi inaugurado em 1999 como Criadouro Conservacionista e é uma extensão do Centro de Estudos da Natureza, da Faculdade de Educação e Artes. Em agosto de 2017, teve sua categoria trocada para Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), por ter como objetivos: realizar o recebimento, tratamento clínico, manutenção, reabilitação comportamental e destinação de animais silvestres, provenientes de apreensão de órgãos ambientais de fiscalização (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Centro de Controle de Zoonoses e entrega voluntária de munícipes.

A destinação dos animais, dependendo da espécie em questão e do seu estado de saúde, após avaliação médico veterinária e avaliação biológica comportamental, pode ocorrer de duas formas: soltura ou transferência para outros empreendimentos de fauna, autorizados por órgão ambiental.

O CRAS alberga em sua estrutura os seguintes setores:

- Área administrativa e de convivência: composta por sala de reuniões, refeitório, e vestiários;

- Quarentena: composta pela recepção, sala de preparo de alimentação, sala de necropsia, área de triagem e tratamento de animais, recintos para animais em observação e tratamento;

- Serpentário: recintos adequados para alojar serpentes de diversas espécies, em tratamento e reabilitação;

- Laboratório de análises clínicas veterinárias (LabCRAS): realiza a maioria dos exames laboratoriais dos animais silvestres hospedados no CRAS. Neste local há supervisores biomédicos e médicos veterinários a fim de que os alunos do curso de Ciências Biológicas e cursos a fins possam realizar Iniciação científica e estágios obrigatórios;

- Reabilitação: solários para reabilitação dos animais e recintos amplos para reabilitação final dos animais que receberam alta do setor de quarentena. Nesses locais dispõe-se animais gregários juntos com o mesmo da sua espécie ou alojados separadamente de acordo com seu comportamento biológico, a fim de treinar e observar a aptidão para retorno à natureza desses animais.

Com o término das atividades do Serpentário Científico da UNIVAP, a estrutura do local foi aproveitada e, hoje, é o local onde situam-se os setores Administrativo e de Convivência, o LabCRAS, o serpentário e parte do setor de Reabilitação do CRAS, onde encontram-se os solários. A outra parte do Setor de Reabilitação do CRAS está situada na área do antigo Criadouro.

• Reabilitação global de animais silvestres de diversas origens, com intuito de reintrodução à natureza;

• Promoção do bem-estar, durante o período de estadia dos animais;

• Promoção de conhecimento dos diferentes aspectos sobre animais silvestres para os discentes da universidade, por intermédio de vivência e projetos de pesquisa;

• Educação ambiental: orientação da população frente à ocorrências de fauna – “o que fazer quando encontrar um animal silvestre?”;

• Treinamentos sobre manejo de fauna – parceiros e empresas interessadas;

• Atuação, em parceria com órgãos ambientais, em vigilância de doenças potencialmente zoonóticas – Febre Amarela, Raiva, Tuberculose, Febre Maculosa, etc.;

• Identificação de ofídios, em cooperação com o Centro de Controle de Zoonoses.

Ações do CRAS

Por Redação, em CEN - Centro de Estudos da Natureza