Blog

15 DEZ 2022 - 13H47 (Atualizada em 26 JAN 2023 - 11H40)

Com sede no Nepacs - Núcleo de Extensão Pesquisa-Ação Cartografias Sociais – o projeto “Cartografias Sociais e Metodologias Participativas na construção de uma leitura técnica e comunitária da dinâmica socioespacial de São José dos Campos” está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional/IP&d/UNIVAP. O mesmo tem realizado atividades e ações extensionistas que acontecem de forma contínua e permanente desde 2018 e conta com o apoio da Pró-reitoria de extensão da Univap e da Edepe Escola de Defensoria do Estado de São Paulo. A proposta é contribuir com a discussão da política urbana e dos processos de participação popular no município de São José dos Campos com possíveis desdobramentos para o Vale do Paraíba e Litoral Norte. O projeto tem promovido a interdisciplinaridade e interprofissionalidade ao contar com a participação de alunos de diversos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade.

As atividades extensionistas e de pesquisa são realizadas por meio de metodologias participativas associadas às leituras comunitárias e colaborativas o que tem promovido uma interação dialógica entre a comunidade e a universidade, o mapeamento e identificação dos conflitos presentes no território, a sistematização das trajetórias e das experiências dos moradores das áreas irregulares da cidade e, fundamentalmente, garantindo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

O projeto abre editais anualmente e atende territórios e comunidades em situação de vulnerabilidade socioespacial. De 2018 até 2022 realizou ações extensionistas junto a comunidade do Rio Comprido - São José dos Campos.

Coordenação Núcleo/Projeto: Profa. Dra. Lidiane Maciel e Profa. Dra Fabiana Felix do Amaral e Silva

Informações:

E- mail: projext@univap.br
Telefone: 012 3941114
Canal do Youtube do Nepacs: https://www.youtube.com/channel/UCu27pvptquJqokTa-zsTYHA

Por Univap, em Blog