Ciências Biológicas - Bacharelado

Saiba mais sobre o curso

Sobre o curso

O curso de Ciências Biológicas engloba o estudo da vida desde o nível molecular até as relações que os diferentes seres vivos mantêm com o meio ambiente e seu processo de evolução.

O objetivo do curso é aplicar o conhecimento biológico adquirido em setores como a saúde, meio ambiente, educação, pesquisa e desenvolvimento e indústria, buscando sempre a melhoria da qualidade de vida da população, bem como a preservação e conservação da biodiversidade, contribuindo com ações e inovações biotecnológicas que visam a mitigação dos impactos ambientais antrópicos.

A Univap contempla um vasto campo para a formação na área de Ciências Biológicas, com infraestrutura contendo laboratórios e centros de estudos diversificados. Um deles é o CEN (Centro de Estudos da Natureza), que é composto pelo Viveiro de Plantas Medicinais, o Borboletário, o Museu Pedagógico, o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) e Laboratórios Multidisciplinares.

A intenção do CEN é permitir a integração de vários profissionais e alunos para estudos sobre a fauna e a flora, principalmente da Região Valeparaibana, em seus diversos aspectos. É um local onde os alunos do curso de Ciências Biológicas, sob orientação dos professores, podem realizar importantes pesquisas para a conservação e preservação da biodiversidade, serviços ecossistêmicos, biotecnologia aplicada a otimização dos recursos naturais, qualidade ambiental e educação ambiental.

Vários projetos são desenvolvidos neste ambiente promovendo, além do desenvolvimento da pesquisa científica, a interação da academia com a comunidade, contribuindo com uma mentalidade voltada para a necessidade da preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Programas de Educação Ambiental são realizados permitindo o acesso e interação com a comunidade externa onde, a infraestrutura do Viveiro de Plantas Medicinais, Borboletário e Museu Pedagógico, podem receber visitas a partir de um agendamento prévio.

Perfil Profissional

O Bacharel em Ciências Biológicas tem sua formação pautada em conhecimentos científicos e técnicos atualizados e está capacitado para o exercício das competências e habilidades gerais da profissão, para o envolvimento em pesquisa e desenvolvimento e para atender as demandas nacionais e regionais nas áreas de Biotecnologia e Meio Ambiente.

Capacitado a entender o processo histórico de construção do conhecimento na área biológica, no que diz respeito a conceitos, princípios e teorias, bem como a compreender o significado das Ciências Biológicas para a sociedade e sua responsabilidade como profissional, o Bacharel em Ciências Biológicas da UNIVAP entende a importância da busca contínua pela atualização e capacitação, da produção e divulgação do conhecimento, do compromisso com ações e inovações relacionadas a qualidade de vida e meio ambiente, bem como da mitigação das ações antrópicas, nos vários contextos de sua atuação.

O Bacharel está apto a trabalhar em Empresas de Biotecnologia, Empresas de Consultoria Ambiental, Laboratórios de Análises Clínicas, Instituições e Serviços da área da saúde, do meio ambiente e de ciência e tecnologia, Empresas relacionadas à vida e comportamento animal, Empresas relacionadas à área de botânica, Institutos de Pesquisa, Organizações Governamentais e Não-governamentais, Instituições de políticas públicas educacionais, entre outros.

Titulação: Bacharelado
Turno: Matutino/Noturno
Duração: 8 semestres
Carga Horária: 3.565 horas
Ano de Reconhecimento: 1997

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em FEA - Educação e Artes

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.