O Professor Dr. Bruno Puga, da Univap, co-liderou um estudo sobre agricultura urbana, reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas). O projeto, que também abrange práticas periurbanas, não apenas promove a sustentabilidade e a segurança alimentar, mas também gera inclusão social e melhora a qualidade de vida.
Co-liderada por Bruno Puga, esta pesquisa, apoiada pelo PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), visa fomentar a agricultura urbana por meio das compras públicas sustentáveis. A primeira pergunta do estudo é entender qual o papel das compras públicas na promoção de cadeias alimentares mais saudáveis.
"Um dos achados do estudo é mapear na verdade, todas as compras públicas de alimentos do estado do Rio de Janeiro. Os estados são um dos maiores compradores de mercadorias alimentares, e saber de onde vem o alimento é importante para entender, primeiro, se são alimentos saudáveis; segundo, se são alimentos que vêm de lugares perto, longe, de onde vem essas cadeias", destacou o professor.
Para entender melhor, a partir do mapeamento realizado, que revela a origem e o tipo de alimento que o estado está comprando para fornecer em escolas, hospitais e outras repartições públicas, são feitas simulações e propostas para melhorar essa cadeia de distribuição. Um exemplo de estudo realizado foi o cálculo das emissões de CO2 (dióxido de carbono) associadas a essa logística de alimentos no Rio de Janeiro. O resultado da pesquisa acabou se tornando uma política pública no estado, e a obrigatoriedade dessas compras agora levará em consideração critérios de localização e de agricultura urbana e periurbana, fomentando o plantio e o comércio de alimentos nos territórios mais próximos às cidades.
Os estudos indicam que essa prática poderia criar empregos e aumentar o PIB (Produto Interno Bruto), além de fornecer alimentos frescos para instituições públicas. De acordo com Bruno, sua pesquisa foi reconhecida após ser apresentada durante conferência da ONU (Organização das Nações Unidas). “Neste ano o Vice Governador (Thiago Pampolha -RJ) levou esse estudo na COP (Conferência das Partes), da ONU, como um dos cases”, destacou o pesquisador.
No contexto geral, o trabalho do Prof. Puga enfatiza a importância de políticas urbanas que integrem a agricultura como um componente estratégico para o desenvolvimento sustentável. Essa abordagem não apenas contribui para a segurança alimentar, mas também transforma o cenário urbano, tornando as cidades brasileiras mais verdes, resilientes e preparadas para enfrentar os desafios do futuro.
Confira publicação no site do PNUMA e acesse o vídeo sobre a pesquisa.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.