Notícias

FCSAC promove projeto de Extensão com o EJA

Alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Moda, participam de uma jornada emocionante

Escrito por Univap

17 NOV 2025 - 18H04 (Atualizada em 17 NOV 2025 - 19H15)

Fechando o semestre extensionista, os alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Moda, participam de uma jornada emocionante que envolve troca de saberes, histórias de vida, prática de escrita, música, bordado e muita criatividade por meio das Oficinas de Alfabetização midiática, moda e cultura no EJA da Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral Dom Pedro de Alcântara, no bairro Dom Pedro, zona sul de São José dos Campos.

Os alunos se dividiram em grupos com temáticas escolhidas pelos alunos EJA e juntamente com os professores extensionsitas da FCSAC, desenvolveram o melhor conteúdo e formato para aplicarem as Oficinas em algumas noites na escola.

No início de novembro os grupos trabalharam a escrita e as temáticas contemporâneas por meio dos fanzines criados e da oralidade se utilizando da música. A história e todo o contexto social foram trazidas pelo maestro da Orquestra de viola de Igaratá, além de violeiro e professor de viola caipira, Oliveria Neto. Com ele nossos alunos e os alunos do EJA foram acompanhando o recitar das letras das músicas “Chico Mineiro” e “Couro de Boi”, junto a uma conversa que render histórias de vida, visitação as memórias afetivas e os significados das palavras e seus contextos sociais e culturais. Essa oficina ressaltou a importância da oralidade, da memória coletiva e cultural, a importância e funcionalidade da música em conectar pessoas.

Outro grupo focou além da oralidade, na escrita e na memória afetiva por meio das imagens. Sob o olhar atento dos alunos de comunicação, os participantes do EJA trouxeram suas experiências e saberes, no papel de autores e protagonistas de suas próprias trajetórias retratadas em colagem, textos e muita criatividade. Uma produção autobiográfica e artesanal que não exige escrita formal e também transformar histórias individuais em um patrimônio coletivo da turma.

As oficinas de bordado e outra apoiada ainda na musicalidade deram continuidade ao Projeto, estimulando os participantes a refletirem sobre suas trajetórias de vida. Com a segunda oficina voltada para a música, os alunos da FCSAC trouxeram a relação entre música e memória oral, onde os participantes foram convidados a compartilhar músicas que marcaram suas histórias. A atividade estimulou a escuta, o diálogo e a criatividade. A proposta incluiu ainda a presença de um músico convidado, tornando o momento mais envolvente e afetivo.

As alunas do curso de Design de Moda também trouxeram a criatividade como ponto focal das oficinas, trazendo a memória afetiva e as histórias de vida para as peças a serem bordadas nas cores e formas que forma surgindo de acordo com as vivências afetivas. As alunas levaram moldes, linhas e desenhos que foram sendo trabalhados ponto a ponto e cor a cor pelas mãos das participantes do EJA. Cada história, sorriso e conversa foi sendo registrado em um bordado que pode ser levado pra casa.

Isso nos mostra como a extensão fortalece a cidadania, a autonomia comunicacional dos participantes, integrando ensino, extensão e responsabilidade social.

*Escrito por Profa. Dra. Vânia Braz de Oliveira*


Fonte: Escrito por Vânia Braz

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Univap, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.