Enfermeiro formado pela Univap relata jornada de validação do diploma na Itália

28 MAR 2024 - 14H21

Vanderlei Pupin, enfermeiro formado em 2004 pela Univap (Universidade do Vale do Paraíba), começa a trabalhar em um hospital público na Província de Sondrio, Itália, após a validação de seu diploma na Europa.

Após a graduação, Pupin fez uma especialização em UTI e gestão de enfermagem, além de um MBA Executivo em Saúde e Gestão em Negócios. Posteriormente a sua formação, Vanderlei alimentou o desejo de exercer a profissão no exterior. Em 2021, ele decidiu pesquisar sobre a validação do diploma na Europa. “Escolhi a Itália pensando nas proximidades geográficas com outros países e culturais com o Brasil, bem como o idioma”, revela o enfermeiro.

A preparação dos documentos levou aproximadamente 4 meses; Em agosto de 2022, foram encaminhados ao Ministério da Saúde Italiano, em Roma, recebendo aprovação oficial apenas em julho do ano seguinte. Após o reconhecimento do diploma, o próximo passo foi se preparar para o exame realizado na Ordine delle Professioni Infermieristiche, instituição responsável por regular a prática, e proteger os interesses dos profissionais da área, exigindo conhecimento técnico da profissão e do idioma italiano.

Para Pupin, ter o diploma validado significava mais do que simplesmente cumprir requisitos legais. Era uma garantia de poder negociar e buscar oportunidades diretamente nas estruturas de saúde, sem depender de agências intermediárias.

Vanderlei deixa um recado para quem deseja fazer essa transição: “Se você deseja trabalhar fora é muito importante ter um título reconhecido, isso te dará poder de negociação, escolha e você não ficará preso à agência que levam brasileiros, você mesmo poderá negociar e procurar empregos diretamente nas estruturas sanitárias sem intermediários”.

O enfermeiro ainda ressalta a importância dos estudos para este novo desafio da vida: “A minha formação acadêmica influenciou em toda minha trajetória de profissional de sucesso. Me considero um profissional realizado e hoje tendo a oportunidade de conhecer outras culturas e trabalhos, fazendo o que sempre fiz no Brasil. Tenho muito orgulho de dizer que sou Univap”.