O curso de Odontologia da Univap celebrou na última semana 30 anos de dedicação à formação de profissionais que se destacam pela excelência técnica, ética e humanística. Fundado em 1994, o curso se tornou um dos pilares da FCS (Faculdade de Ciências da Saúde), preparando cirurgiões-dentistas para atuar em todos os níveis de atenção à saúde.
Desde sua criação, o curso tem como missão formar dentistas capacitados tecnicamente, com habilidades para o trabalho em equipe, liderança e gestão de ações preventivas e educativas. "O curso de Odontologia da Univap tem orgulho em se manter como referência na cidade e região. Seus egressos exercem cargos de relevância em Associações e Entidades de Classe", afirma Ivany Machado, diretora da FCS.
Para muitos alunos, a experiência na Univap vai além das salas de aula e das clínicas. Gabrielle Faria, aluna graduada do curso, compartilhou como sua trajetória foi influenciada por uma professora que se tornou sua mentora e amiga.
"O curso de odontologia abriu as portas para minha trajetória profissional. Houve uma professora que influenciou minha carreira, virou uma inspiração de profissional e de pessoa. Ela me ajudou no momento de recém-formada, e sabemos que nessa fase é importante ter alguém para nos dar apoio e uma luz", relata Gabrielle.
A qualidade do ensino ao longo de três décadas foi uma das principais preocupações da coordenação do curso. Antônio Carlos Canettieri, atual coordenador de Odontologia, destaca o compromisso contínuo com a formação de profissionais de excelência. "Manter a qualidade do curso, manter a qualidade do ensino é uma preocupação constante. O curso de Odontologia, assim como todos os cursos do FCS, segue o tripé ensino, pesquisa e extensão, preparando nossos alunos para atuar com segurança e competência no mercado de trabalho", destacou o profissional.
Ele também ressalta a importância das parcerias estabelecidas ao longo dos anos, que permitem aos alunos vivenciarem a realidade do SUS (Sistema Único de Saúde) e ampliarem seu campo de estágio. "Fechamos este ano uma parceria com o GACC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer), o que é importante para colocar o dentista dentro de um ambiente hospitalar", explica Antônio.
O impacto do curso de Odontologia da Univap na comunidade local e regional é inegável. Em 2023, a Policlínica Odontológica da universidade realizou 3.600 atendimentos em diversas áreas, como periodontia, endodontia, cirurgia e prótese. Além disso, foram realizados 650 atendimentos preventivos em escolas municipais. "Esses atendimentos são intencionais para atender principalmente as pessoas mais carentes", afirma o coordenador.
A Univap também se destaca pelo ambulatório de prótese buco-maxilo-facial, o único na região do Vale do Paraíba, que oferece próteses oculares e faciais, resgatando a autoestima de pacientes com traumas e câncer de face.
Ao olhar para trás, a maior satisfação para a equipe da universidade é ver o sucesso de seus ex-alunos. "Desde a primeira turma formada em 1999, o curso já formou 1.032 cirurgiões-dentistas, que estão ocupando diversas áreas, desde clínicas privadas até cargos na rede pública", celebra o coordenador do curso.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.