Univap conta com o único Ambulatório de Prótese Buco-Maxilo-Facial da região

22 MAI 2024 - 11H09

O curso de Odontologia da Univap possui o único Ambulatório de Prótese Buco-Maxilo-Facial na região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Sul de Minas. Localizada no Bloco 4, Campus Urbanova, a clínica conta com cerca de 30 equipamentos odontológicos.

O trabalho desenvolvido abrange todas as deformidades que envolvam a face, podendo ser de origem traumática, congênita ou patológica. A clínica confecciona próteses oculares, nasais, auriculares, óculo-palpebrais, obturadores de palato, entre outras. Além disso, fora do campo facial, também são criadas próteses aréolo-mamilares para pacientes que passaram por mastectomia.

Algumas deformidades faciais podem provocar desfigurações severas em seus portadores, comprometendo o convívio social, a empregabilidade, e até mesmo funções básicas do dia a dia. Para além da estética, o impacto das próteses alcança a reabilitação dos pacientes, a reinserção social, recuperação da auto-estima e melhora na qualidade de vida.

“Se o ambulatório não estivesse ativo todos esses pacientes estariam desamparados. Acho que essa é a importância do ambulatório. Ele estando dentro da universidade permite que as próteses sejam feitas a um custo baixíssimo, permitindo a acessibilidade do serviço a todos que precisam”, relata a Prof. Ana Christina Claro, Coordenadora do Ambulatório.

Vale destacar que os alunos do sétimo semestre do curso de Odontologia possuem na grade curricular a disciplina em prótese buco-maxilo-facial, sendo assim, eles adquirem experiência prática na clínica, e contribuem para o cuidados dos pacientes sob supervisão dos orientadores.

Como marcar consulta?

O alcance da clínica se estende à comunidade!

Para marcar uma consulta, o paciente deve ligar para a recepção do curso de Odontologia, esclarecer o tipo de prótese que necessita e deixar os dados de contato para ser atendido.

Bloco 4 - Univap Urbanova