Conheça o curso de Gerontologia da Univap

15 JAN 2024 - 14H36 (Atualizada em 15 JAN 2024 - 14H43)

A Universidade do Vale do Paraíba (Univap) oferece o primeiro curso de bacharelado em Gerontologia na região, com a missão de formar profissionais humanos, éticos e capacitados para desempenhar papéis essenciais no cuidado à população idosa. O curso aprofunda-se em aspectos biológicos, psicológicos e sociais da velhice.

Com duração de 7 semestres, o curso tem como principal pilar a extensão, buscando enriquecer o aprendizado dos estudantes com experiências socioterritoriais. A prática extensionista abrange conceitos sociológicos e antropológicos, preparando os alunos para o envolvimento direto com a comunidade. A extensão universitária, o estágio prático supervisionado, a pesquisa e o ensino contribuem para uma formação sólida em relação à noção de cidadania, o respeito ao idoso e o combate ao etarismo.

Voltado para pessoas que apreciam interações interpessoais e têm afinidade com o cuidado ao próximo, o curso de Gerontologia abrange um mercado de trabalho amplo, que vai desde saúde, plano de aposentadoria empresarial, educação, gestão de instituições de longa permanência até o foco na infância com ênfase no envelhecimento com saúde. Por esses motivos, é considerado a profissão do futuro.

A Univap oferece parcerias em que o aluno poderá desenvolver-se próximo a práticas profissionais, inserido nas discussões do processo de envelhecimento. Sendo um curso multidisciplinar, a universidade contribui de maneira excelente na jornada do aluno por ser uma instituição de referência na discussão de qualidade de vida no Vale do Paraíba.

O curso de Gerontologia surge como uma resposta às necessidades do cenário atual, onde o envelhecimento populacional se torna cada vez mais relevante. Assim como acontece no Brasil e no mundo, o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento humano trazem desafios em relação ao envelhecimento psicológico, social e biológico. Todos esses processos devem ser observados com cuidado através de profissionais capacitados a entender e atender às necessidades específicas dessa parcela da população.