O curso de Ciências Biológicas engloba o estudo da vida desde o nível molecular até as relações que os diferentes seres vivos mantêm com o meio ambiente e seu processo de evolução.
O objetivo do curso é aplicar o conhecimento biológico adquirido em setores como a saúde, meio ambiente, educação, pesquisa e desenvolvimento e indústria, buscando sempre a melhoria da qualidade de vida da população, bem como a preservação e conservação da biodiversidade, contribuindo com ações e inovações biotecnológicas que visam a mitigação dos impactos ambientais antrópicos.
A Univap contempla um vasto campo para a formação na área de Ciências Biológicas, com infraestrutura contendo laboratórios e centros de estudos diversificados. Um deles é o CEN (Centro de Estudos da Natureza), que é composto pelo Viveiro de Plantas Medicinais, o Borboletário, o Museu Pedagógico, o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) e Laboratórios Multidisciplinares.
A intenção do CEN é permitir a integração de vários profissionais e alunos para estudos sobre a fauna e a flora, principalmente da Região Valeparaibana, em seus diversos aspectos. É um local onde os alunos do curso de Ciências Biológicas, sob orientação dos professores, podem realizar importantes pesquisas para a conservação e preservação da biodiversidade, serviços ecossistêmicos, biotecnologia aplicada a otimização dos recursos naturais, qualidade ambiental e educação ambiental.
Vários projetos são desenvolvidos neste ambiente promovendo, além do desenvolvimento da pesquisa científica, a interação da academia com a comunidade, contribuindo com uma mentalidade voltada para a necessidade da preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
Programas de Educação Ambiental são realizados permitindo o acesso e interação com a comunidade externa onde, a infraestrutura do Viveiro de Plantas Medicinais, Borboletário e Museu Pedagógico, podem receber visitas a partir de um agendamento prévio.
Perfil Profissional
O Licenciado em Ciências Biológicas tem sua formação fundamentada na prática docente e contexto educacional, tendo como base uma política de formação comprometida com os problemas escolares contemporâneos, centrando-se em um esforço de compreensão das teorias, das práticas, dos valores e da história das instituições escolares e seus agentes institucionais, situando a formação profissional num horizonte de dimensões éticas e humanísticas. Neste contexto, está qualificado a trabalhar na capacitação de Seres Humanos em contextos histórico-sociais específicos, integrando as dimensões biológicas, didático pedagógicas, culturais e técnico-instrumentais das manifestações do movimento humano, intervindo socialmente para a manutenção e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
O Projeto Pedagógico do Curso e a infraestrutura institucional permitem a formação de um professor-pesquisador tecnicamente atualizado, nas questões pedagógicas e científicas, dotados de conhecimentos que englobam sólida formação com fundamentação teórico-prática incluindo conhecimento da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), estratégias metodológicas para o ensino de ciências e biologia em todas as esferas de atuação, seja na Educação Básica, Ensino Fundamental II ou Ensino Médio possibilitando a intervenção e transformação social no que diz respeito ao ensino e sistematização de atividades.
Titulação: Licenciatura
Turno: Noturno
Duração: 8 semestres
Carga Horária: 3.325 Horas
{{job}}
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em FEA - Educação e Artes