SEBVaP 2024

11 - 12 NovembroUnivap
III SIMPÓSIO DE ENGENHARIA BIOMÉDICA DO VALE DO PARAÍBA - (SEBVaP) 2024

SEBVaP 2024


11 - 12 NovembroUnivap
III SIMPÓSIO DE ENGENHARIA BIOMÉDICA DO VALE DO PARAÍBA - (SEBVaP) 2024

O Evento

Tema: "Fronteiras da Tecnologia em Engenharia Biomédica"

A Universidade do Vale do Paraíba tem a honra de anunciar a realização do III Simpósio em Engenharia Biomédica do Vale do Paraíba (SEBVaP) 2024, que acontecerá nos dias 11 e 12 de novembro, sob o tema "Fronteiras da Tecnologia em Engenharia Biomédica" . Este evento científico busca consolidar-se como um marco na área, promovendo avanços e o intercâmbio de conhecimentos em campos de atuação em constante evolução.

O Simpósio, de cunho interdisciplinar, pretende ser um ponto de encontro para profissionais e pesquisadores das Engenharias, Ciências da Saúde e Ciências da Vida. Através de palestras, mesas-redondas, apresentações de pôsteres e minicursos, criaremos um ambiente propício para a difusão de conhecimento e tecnologias inovadoras, além de debater temas relevantes e emergentes.

Um dos objetivos principais é fomentar a difusão do conhecimento e proporcionar amplas discussões, visando o fortalecimento do networking entre membros da comunidade científica e acadêmica. Nossa intenção é estimular a inovação tecnológica e contribuir significativamente para o desenvolvimento acadêmico e profissional, formando profissionais altamente qualificados.

Convidamos todos os interessados nas áreas de Engenharia Biomédica e Biotecnologia a participar ativamente deste encontro único, onde a troca de ideias e o compartilhamento de experiências serão fundamentais para impulsionar o progresso nessas áreas em ascensão.

Esperamos contar com a presença de vocês no III Simpósio em Engenharia Biomédica, para juntos trilharmos novos caminhos rumo ao futuro da ciência e da tecnologia em benefício da saúde e do bem-estar da humanidade. Não percam essa oportunidade de fazer parte deste evento enriquecedor!


Histórico de Eventos Anteriores

Em 2023 o II Simpósio ocorreu nos dias 07 e 09 de novembro e contou com 162 inscritos com público nas áreas da Engenharia, Ciências da Saúde e Ciências da Vida.

Na segunda edição contamos com minicursos e palestras nas temáticas: Engenharias, Ciências da Saúde e Ciências da Vida.


Áreas de Conhecimento

  • Sistemas e Processos em Engenharia Biomédica
  • Desenvolvimento de Métodos e Dispositivos Diagnósticos
  • Nanotecnologia
  • Tribologia em micro e nano-escala
  • Biomateriais e Materiais Biocompatíveis
  • Fotobiomodulação
  • Caracterização e Diagnósticos óptico e molecular
  • Terapia Fotodinâmica
  • Plasmas elétricos aplicados à Engenharia Biomédica


Programação
Tivemos Alteração nos Horários das Palestras do 2º dia do Evento a partir das 18h00.


Profa. Dra. Lucia Vieira - Presidente da Sessão


Minicurso: "Aplicação da Espectroscopia FT-Raman em Tecidos Biológicos utilizando o Espectrômetro FT-Raman, RFS 100/S da Bruker"

Local: IP&D



Palestra: "Degradação de implantes metálicos: Mecanismos, implicações biológicas e (possíveis) soluções"

Local: IP&D





15h30 às 16h00

Coffee Break

Local: IP&D


Palestra: "Desenvolvimento e Validação de Anticorpos Fab para Neutralização das Toxinas de Shiga em Infecções por Escherichia coli Enterohemorrágica"

Local: IP&D




Palestra: "Plasma Frio em Pressão Atmosférica: Avanços e Oportunidades na Biomedicina"

Local: IP&D - *Presencial/Hibrido



Prof. Fabio Baptista - Presidente da Sessão


Palestra: "Impacto do uso da tribologia e metrologia para avaliar a qualidade de próteses articulares"

Local: IP&D


Palestra: "BabyHipCare: A Órtese Revolucionária para Transformar o Tratamento da Displasia do Quadril Infantil com uso da impressão 3D"

Local: IP&D




21h00 às 22h00

Apresentação de Pôsteres /Avaliação e Coffee Break

Local: IP&D



Minicurso: "Desenvolvimento de interfaces computacionais para reabilitação de pacientes"

Local: IP&D



Minicurso: "Simulação de implantação de uma rede de comunicação de dados para uma clínica ortopédica"

Local: IP&D



Minicurso: "Microscopia confocal"

Local: IP&D



Minicurso "Citometria de Fluxo"

Local: IP&D



Minicurso: "Preparação de Curativos Eletrofiados"

Local: IP&D



Minicurso: "Cromatografia Gasosa (CG)"

Local: IP&D



Minicurso: "Bioimpressão 3d: Estado Da Arte E Aplicações"

Local: IP&D






18h00 às 18h45

Palestra: "Photoresponsive Antimicrobial Biomaterials: Revolutionizing Implant Technology"

Local: IP&D


Palestra: "Os Desafios e Oportunidades da Fotobiologia no Contexto One Health"

Local: IP&D - *Presencial/Hibrido





20h10 às 21h00

Apresentação de Trabalho/Avaliação e Coffee Break

Local: IP&D



21h00 às 21h30

Encerramento e premiação dos melhores trabalhos

Local: IP&D


Minicurso: "Prototipagem e Impressão 3D - Part II"

local: IP&D



Minicurso: "Tratamento antimicrobiano para biofilmes - Part II"

local: IP&D



Minicurso: "Microscopia: confocal/ varredura - Part II"

local: IP&D



Minicurso: "Espectroscopia Raman: Teoria e Aplicações Biológicas"

local: IP&D



Minicurso: "Coleta utilizando evidenciador de vasos"

local: IP&D



Palestra: "Reconstrução 3D aplicada à veterinária"

local: IP&D



15h10 às 15h40

Coffee Break

local: IP&D


Palestra: "Biofotônica na Veterinária"

local: IP&D



Mesa redonda: "Biofotônica"

Local: IP&D


19h

Início

local: Capela Nossa Senhora do Amor


19h30 às 20h30

Premiações

local: Capela Nossa Senhora do Amor


20h30 às 21h

Encerramento do II SEBVaP

local: Capela Nossa Senhora do Amor



PAGAMENTO

A inscrição no Simpósio é individual e intransferível, e você poderá escolher entre as modalidades:

Modalidades Taxa de Inscrição (SEM Trabalhos) Taxa de Inscrição (COM Trabalho Presencial) para envio de até 2 trabalhos
Alunos da graduação com matrícula ativa R$12,00 R$25,00
Alunos Pós-graduação com matrícula ativa R$25,00 R$40,00
Alunos Externos ou sem Matrícula ativa R$30,00 R$45,00
    Inscrição sem envio de trabalhos
  • Alunos da graduação instituição com matrícula ativa: Se você é aluno da graduação da nossa instituição, o valor será de R$12,00 para participar de todas as atividades do Simpósio, exceto o envio de trabalhos. A taxa com submissão de até dois trabalhos será de R$25,00.

  • Alunos da pós-graduação instituição com matrícula ativa: Se você é aluno da pós-graduação da nossa instituição, o valor será de R$25,00 para participar de todas as atividades do Simpósio, exceto o envio de trabalhos. A taxa com submissão de até dois trabalhos será de R$40,00.

  • Alunos externos ou sem matrícula ativa: Para os alunos de outras instituições ou aqueles que não estão com matrícula ativa, a inscrição sem envio de trabalhos custa R$30,00. A taxa para participação com submissão de até dois trabalhos será de R$45,00. Você poderá participar das palestras, minicursos e workshops, promovendo um enriquecimento acadêmico e profissional.

Não perca essa oportunidade de se aprofundar em temas relevantes e atualizados!

DÚVIDAS FREQUENTES - FAQ (Frequent Asked Questions)

ACESSO

Você receberá uma senha pelo e-mail. Quando efetuar a inscrição irá optar pela modalidade com ou sem envio de Trabalho. A cada trabalho enviado você receberá um e-mail de confirmação. Os trabalhos serão avaliados somente após o pagamento e compensação da taxa de inscrição.
A senha é sensível a maiúscula e minúscula.
Utilize o link "Esqueceu a senha?", que está abaixo do painel de login no item de menu "Login".

PAGAMENTO

O pagamento do boleto referente a inscrição no Simpósio pode ser realizado em uma agência bancária ou pelo app de seu banco. Lembramos que o prazo para efetivação do pagamento é diferente para participantes que enviaram trabalho.
Se quiser submeter um trabalho, poderá realizar o pagamento de sua inscrição até o dia 31/10/2024.
Pagamentos excedentes não serão devolvidos e nem transferidos para outros inscritos.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS (RESUMOS)

O prazo para submissão se inicia no dia 09/09/2024
O prazo para submissão se encerra no dia 08/11/2024 às 23h59. Pode haver grande acesso ao site nas últimas horas, por isso recomendamos que a submissão seja feita com antecedência.
Após o encerramento do prazo, não será possível incluir trabalhos para avaliação, mesmo que tenha sido feita a inscrição e seu pagamento. Instabilidades no sistema são raras e só serão justificáveis se confirmadas oficialmente pela equipe responsável e informada, pelo autor, anteriormente ao fim do prazo. Portanto, recomendamos que a submissão seja feita com antecedência.
O Simpósio aceita revisões da literatura, relatos de casos clínicos e trabalhos experimentais. Pesquisas e relatos de casos envolvendo humanos e Pesquisas envolvendo animais devem obrigatoriamente conter o número de aprovação pelo CEP e CEUA, respectivamente.
Acesse constantemente o site do evento para saber o status do trabalho. Seu trabalho pode ser: ACEITO, REJEITADO ou apresentar PENDÊNCIAS. Você também receberá um e-mail com essa informação, portanto fique atento a sua Caixa de Entrada e ao Spam.
Se seu trabalho foi aceito, este será publicado nos anais do evento e deve ser apresentado, presencialmente, no formato de poster. As informações de data, horário e local das apresentações serão divulgadas no SITE do evento no item do menu “APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS". Fique atento.
Não há opção de submeter novamente um trabalho rejeitado, portanto recomendamos que verifiquem o MODELO DO RESUMO e as NORMAS DE APRESENTAÇÃO, disponíveis no site, antes de completar a submissão.
Verifique, no site do evento, quais são as pendências que deve corrigir e faça o reenvio até 08/11/2024 às 23h59. Após o encerramento do prazo, não será possível incluir trabalhos para reavaliação. Pode haver grande acesso ao site nas últimas horas, por isso recomendamos que a submissão seja feita com antecedência.
O sistema permite o envio de APENAS um arquivo, por isso verifique antes de fazer a submissão. Não será possível fazer a substituição do arquivo enviado.
Após a conclusão do processo de envio do trabalho, será enviado um e-mail de confirmação a todos os autores. Certifique-se de ter cadastrado corretamente o e-mail e fique atento ao spam.
As informações cadastradas no item "ENVIO DE TRABALHO" não poderão ser alteradas após submissão. Portanto, orientamos que todos os dados sejam conferidos antes de finalizar o processo, considerando que todas as informações serão disponibilizadas nos anais e certificado do evento conforme foram cadastradas.
Não é obrigatória a inscrição de todos os autores no evento, entretanto, receberão o Certificado de Participação, somente os que estiverem inscritos.
Não. O trabalho deverá ser submetido por apenas um dos autores.
Não há possibilidade de envio de trabalhos fora do prazo. Recomendamos que façam a submissão com antecedência.
Cada inscrição no Simpósio dá direito a submissão de 2 (dois) resumos de trabalhos científicos diferentes.
Os trabalhos enviados serão encaminhados e analisados pela Comissão Científica, podendo obter os seguintes status: aceito, rejeitado ou com pendências (caso o autor tenha que realizar correções). Apenas os trabalhos ACEITOS serão publicados nos anais do evento.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Apenas os trabalhos ACEITOS serão apresentados presencialmente no formato de pôster e todas as categorias de trabalhos (revisões da literatura, pesquisas experimentais e relatos de casos) concorrerão à seleção dos melhores trabalhos.
Sim. O modelo do pôster está disponível na página do evento no item do menu “APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS".
Os trabalhos serão apresentados no dia 12/11/2024 nos períodos de noite, sendo que horário será definido pela Comissão Científica de acordo com a programação do evento e não há opção de escolha. As informações estarão no site do evento a partir de 11/09/2024.

CERTIFICADOS

Somente usuários com inscrição e pagamento efetuados, terão direito ao Certificado de Participação.
O Certificado de Apresentação será disponibilizado ao inscrito que efetivou o pagamento, teve o trabalho aceito e que apresentou o pôster no Simpósio. Neste certificado, constam os nomes de todos os autores, entretanto, será disponibilizado somente para o inscrito que fez a submissão do trabalho.
O certificado será disponibilizado on-line a partir do dia 30/11/2024, e poderá ser obtido no Painel do Usuário.
Os certificados estarão disponíveis no site durante 6 (seis) meses após a finalização do evento. Após esse período não será mais possível acessá-los. Durante este período você poderá obter seus certificados, acessando o item CERTIFICADOS, e baixá-lo quantas vezes desejar. Após este período, o participante não terá mais acesso ao seu painel e, caso precise de uma segunda via digital do certificado, será cobrada uma taxa de R$25,00 por cada certificado emitido.

CONTATO

Neste caso, envie um e-mail para sebvap@univap.br
Neste caso, envie um e-mail para sebvap@univap.br Não esqueça de colocar seu nome completo e CPF, nomes dos demais autores do trabalho e título do trabalho científico.
O prazo para resposta é de 2 dias úteis.

LOCALIZAÇÃO

IP&D - INSTITUTO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

REALIZADO POR

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