SEBVaP 2025

12 - 13 Novembro Univap
IV SIMPÓSIO DE ENGENHARIA BIOMÉDICA DO VALE DO PARAÍBA - (SEBVaP) 2025


SEBVaP 2025



12 - 13 NovembroUnivap
IV SIMPÓSIO DE ENGENHARIA BIOMÉDICA DO VALE DO PARAÍBA - (SEBVaP) 2025


O Evento

Tema: "O impacto da Inteligência Artificial na pesquisa científica e prática clínica"

É com grande satisfação que a Universidade do Vale do Paraíba apresenta o IV Simpósio em Engenharia Biomédica do Vale do Paraíba (SEBVap), que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro. O SEBVap é um evento científico interdisciplinar, anual, organizado pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Biomédica, com o objetivo de permitir a disseminação dos avanços nessa área caracterizada pela ampla interface de conhecimentos entre a Saúde e as Engenharias.

Direcionado a pesquisadores, alunos, docentes, profissionais, clínicos e empresas, pela oferta de palestras internacionais e nacionais, minicursos e apresentação de trabalhos científicos submetidos, criando ambiente propício para troca e aquisição de conhecimentos, aplicação de tecnologias e avanços nessa área.

O tema selecionado para essa edição “O impacto da Inteligência Artificial na pesquisa científica e prática clínica” abordará questões que se apresentam relevantes no momento atual e que afetarão pesquisas científicas básicas, aplicadas, e o uso desse conhecimento no atendimento clínico.


Áreas de Conhecimento

  • Biomateriais e Materiais Biocompatíveis
  • Caracterização e Diagnósticos óptico e molecular
  • Desenvolvimento de Métodos e Dispositivos Diagnósticos
  • Fotobiomodulação
  • Nanotecnologia
  • Plasmas elétricos aplicados à Engenharia Biomédica
  • Sistemas e Processos em Engenharia Biomédica
  • Terapia Fotodinâmica


Programação

14h00

Recepção dos inscritos

Local: IP&D

14h30

Abertura

Local: Auditório do IP&D

15h00 às 16h00

Palestra: Estratégias de Análise Multivariada para Espectroscopia de IR e Raman: Análise de Misturas de Açúcares e Identificação de Fluidos Corporais

Local: Auditório do IP&D



Palestra: Aplicação da Espectroscopia em fluídos biológicos e panorama da pesquisa na Turquia

Local: Auditório do IP&D



17h00 às 17h40

Coffee e networking

Local: IP&D


17h40 às 18h40

Palestra: Modelos de IA de decisão e percepção utilizando dados invasivos de neurônios humanos

Local: Auditório do IP&D




18h40 às 19h00

Intervalo

Local: IP&D














20h40 às 21h20

Apresentações dos trabalhos

Local: IP&D (hall – primeiro piso)


21h20 às 21h40

Coffee e networking

Local: IP&D (hall – primeiro piso)




14h00

Recepção dos inscritos

Local: IP&D

MINICURSOS


14h30 às 16h00

Minicurso - Descomplicando a Espectroscopia FT-Raman: do laboratório ao insight

Local: IP&D


Minicurso - Microscopia Confocal aplicada à Engenharia Biomédica

Local: IP&D


Minicurso - Aplicações de Machine learning em pesquisa multidisciplinar

Local: IP&D


Minicurso - Bioimpressão

Local: IP&D



16h00 às 16h30

Coffee e networking

Local: IP&D (hall – primeiro piso)



PALESTRAS


Palestra: Operador aumentado: Oportunidades de Aplicação na Engenharia Biomédica.

Local: Auditório do IP&D



Palestra: Inteligência Artificial na Produção e Difusão Científica: Oportunidades, Limites e Responsabilidades

Local: Auditório do IP&D



Palestra: A Importância da Qualidade dos Dados para Uso Posterior pela IA

Local: Auditório do IP&D


Palestra: Desafios e Soluções de Machine Learning para Engenharia Biomédica no Contexto Aeroespacial

Local: Auditório do IP&D





20h10 às 20h50

Apresentação dos Trabalhos

Local: IP&D (hall – primeiro piso)



20h50 às 21h20

Coffee e networking

Local: IP&D (hall – primeiro piso)


21h30

Premiação e Encerramento

Local: Auditório do IP&D


Minicurso: "Prototipagem e Impressão 3D - Part II"

local: IP&D



Minicurso: "Tratamento antimicrobiano para biofilmes - Part II"

local: IP&D



Minicurso: "Microscopia: confocal/ varredura - Part II"

local: IP&D



Minicurso: "Espectroscopia Raman: Teoria e Aplicações Biológicas"

local: IP&D



Minicurso: "Coleta utilizando evidenciador de vasos"

local: IP&D



Palestra: "Reconstrução 3D aplicada à veterinária"

local: IP&D



15h10 às 15h40

Coffee Break

local: IP&D


Palestra: "Biofotônica na Veterinária"

local: IP&D



Mesa redonda: "Biofotônica"

Local: IP&D


19h

Início

local: Capela Nossa Senhora do Amor


19h30 às 20h30

Premiações

local: Capela Nossa Senhora do Amor


20h30 às 21h

Encerramento do II SEBVaP

local: Capela Nossa Senhora do Amor



PAGAMENTO

A inscrição no Simpósio é individual e intransferível, e você poderá escolher entre as modalidades:

Modalidades Taxa de Inscrição (SEM Trabalhos) Taxa de Inscrição (COM Trabalho Presencial) para envio de até 2 trabalhos
Alunos da graduação com matrícula ativa R$12,00 R$25,00
Alunos Pós-graduação com matrícula ativa R$25,00 R$40,00
Alunos Externos ou sem Matrícula ativa R$30,00 R$45,00
    Inscrição sem envio de trabalhos
  • Alunos da graduação instituição com matrícula ativa: Se você é aluno da graduação da nossa instituição, o valor será de R$12,00 para participar de todas as atividades do Simpósio, exceto o envio de trabalhos. A taxa com submissão de até dois trabalhos será de R$25,00.

  • Alunos da pós-graduação instituição com matrícula ativa: Se você é aluno da pós-graduação da nossa instituição, o valor será de R$25,00 para participar de todas as atividades do Simpósio, exceto o envio de trabalhos. A taxa com submissão de até dois trabalhos será de R$40,00.

  • Alunos externos ou sem matrícula ativa: Para os alunos de outras instituições ou aqueles que não estão com matrícula ativa, a inscrição sem envio de trabalhos custa R$30,00. A taxa para participação com submissão de até dois trabalhos será de R$45,00. Você poderá participar das palestras, minicursos e workshops, promovendo um enriquecimento acadêmico e profissional.

Não perca essa oportunidade de se aprofundar em temas relevantes e atualizados!

DÚVIDAS FREQUENTES - FAQ (Frequent Asked Questions)

ACESSO

Você receberá uma senha pelo e-mail. Quando efetuar a inscrição irá optar pela modalidade com ou sem envio de Trabalho. A cada trabalho enviado você receberá um e-mail de confirmação. Os trabalhos serão avaliados somente após o pagamento e compensação da taxa de inscrição.
A senha é sensível a maiúscula e minúscula.
Utilize o link "Esqueceu a senha?", que está abaixo do painel de login no item de menu "Login".

PAGAMENTO

O pagamento do boleto referente a inscrição no Simpósio pode ser realizado em uma agência bancária ou pelo app de seu banco. Lembramos que o prazo para efetivação do pagamento é diferente para participantes que enviaram trabalho.
Se quiser submeter um trabalho, poderá realizar o pagamento de sua inscrição até o dia 26/10/2025.
Pagamentos excedentes não serão devolvidos e nem transferidos para outros inscritos.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS (RESUMOS)

O prazo para submissão se inicia no dia 01/10/2025
O prazo para submissão se encerra no dia 03/11/2025 às 23h59. Pode haver grande acesso ao site nas últimas horas, por isso recomendamos que a submissão seja feita com antecedência.
Após o encerramento do prazo, não será possível incluir trabalhos para avaliação, mesmo que tenha sido feita a inscrição e seu pagamento. Instabilidades no sistema são raras e só serão justificáveis se confirmadas oficialmente pela equipe responsável e informada, pelo autor, anteriormente ao fim do prazo. Portanto, recomendamos que a submissão seja feita com antecedência.
O Simpósio aceita revisões da literatura, relatos de casos clínicos e trabalhos experimentais. Pesquisas e relatos de casos envolvendo humanos e Pesquisas envolvendo animais devem obrigatoriamente conter o número de aprovação pelo CEP e CEUA, respectivamente.
Acesse constantemente o site do evento para saber o status do trabalho. Seu trabalho pode ser: ACEITO, REJEITADO ou apresentar PENDÊNCIAS. Você também receberá um e-mail com essa informação, portanto fique atento a sua Caixa de Entrada e ao Spam.
Se seu trabalho foi aceito, este será publicado nos anais do evento e deve ser apresentado, presencialmente, no formato de poster. As informações de data, horário e local das apresentações serão divulgadas no SITE do evento no item do menu “APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS". Fique atento.
Não há opção de submeter novamente um trabalho rejeitado, portanto recomendamos que verifiquem o MODELO DO RESUMO e as NORMAS DE APRESENTAÇÃO, disponíveis no site, antes de completar a submissão.
Verifique, no site do evento, quais são as pendências que deve corrigir e faça o reenvio até 07/11/2025 às 23h59. Após o encerramento do prazo, não será possível incluir trabalhos para reavaliação. Pode haver grande acesso ao site nas últimas horas, por isso recomendamos que a submissão seja feita com antecedência.
O sistema permite o envio de APENAS um arquivo, por isso verifique antes de fazer a submissão. Não será possível fazer a substituição do arquivo enviado.
Após a conclusão do processo de envio do trabalho, será enviado um e-mail de confirmação a todos os autores. Certifique-se de ter cadastrado corretamente o e-mail e fique atento ao spam.
As informações cadastradas no item "ENVIO DE TRABALHO" não poderão ser alteradas após submissão. Portanto, orientamos que todos os dados sejam conferidos antes de finalizar o processo, considerando que todas as informações serão disponibilizadas nos anais e certificado do evento conforme foram cadastradas.
Não é obrigatória a inscrição de todos os autores no evento, entretanto, receberão o Certificado de Participação, somente os que estiverem inscritos.
Não. O trabalho deverá ser submetido por apenas um dos autores.
Não há possibilidade de envio de trabalhos fora do prazo. Recomendamos que façam a submissão com antecedência.
Cada inscrição no Simpósio dá direito a submissão de 2 (dois) resumos de trabalhos científicos diferentes.
Os trabalhos enviados serão encaminhados e analisados pela Comissão Científica, podendo obter os seguintes status: aceito, rejeitado ou com pendências (caso o autor tenha que realizar correções). Apenas os trabalhos ACEITOS serão publicados nos anais do evento.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Apenas os trabalhos ACEITOS serão apresentados presencialmente no formato de pôster e todas as categorias de trabalhos (revisões da literatura, pesquisas experimentais e relatos de casos) concorrerão à seleção dos melhores trabalhos.
Sim. O modelo do pôster está disponível na página do evento no item do menu “APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS".
Os trabalhos serão apresentados nos dias 12/11/2025 e 13/11/2025. A Comissão Científica definirá dia e horário das apresentações dos painéis de acordo com a programação do evento. As informações estarão no site do evento a partir de 10/11/2025.

CERTIFICADOS

Somente usuários com inscrição e pagamento efetuados, terão direito ao Certificado de Participação.
O Certificado de Apresentação será disponibilizado ao inscrito que efetivou o pagamento, teve o trabalho aceito e que apresentou o pôster no Simpósio. Neste certificado, constam os nomes de todos os autores, entretanto, será disponibilizado somente para o inscrito que fez a submissão do trabalho.
O certificado será disponibilizado on-line a partir do dia 01/12/2025, e poderá ser obtido no Painel do Usuário.
Os certificados estarão disponíveis no site durante 6 (seis) meses após a finalização do evento. Após esse período não será mais possível acessá-los. Durante este período você poderá obter seus certificados, acessando o item CERTIFICADOS, e baixá-lo quantas vezes desejar. Após este período, o participante não terá mais acesso ao seu painel e, caso precise de uma segunda via digital do certificado, será cobrada uma taxa de R$25,00 por cada certificado emitido.

CONTATO

Neste caso, envie um e-mail para sebvap@univap.br
Neste caso, envie um e-mail para sebvap@univap.br Não esqueça de colocar seu nome completo e CPF, nomes dos demais autores do trabalho e título do trabalho científico.
O prazo para resposta é de 2 dias úteis.

LOCALIZAÇÃO

IP&D - INSTITUTO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

REALIZADO POR

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