Jornada de Serviço Social - JOSS

PALAVRA DO PRESIDENTE

As relações na sociedade com as pessoas com deficiência foram se transformando ao longo do tempo. Passaram da concepção caritativa para a compreensão do sujeito de direitos, que tem por base a declaração universal dos direitos humanos e seus desdobramentos. Contudo, a condição de pessoa com deficiência é atravessada pela desigualdade social, o que favorece e reproduz um sistema de preconceito social com relação à participação destas pessoas nas diferentes instâncias da sociedade.

Com o passar do tempo, muitas conquistas foram sendo acumuladas, como acesso aos serviços de saúde, de educação especial, assistência, avanços tecnológicos e comunicacionais. Para além disso, lutas internacionais de diferentes coletivos e protagonismo de pessoas com deficiência pautaram uma nova concepção de deficiência. Este novo modelo nos indica que a deficiência não está nos impedimentos dos corpos das pessoas, mas sim na limitação da sociedade em acolher estas diferenças.

Neste entendimento, nos reuniremos na 23ª Jornada do Serviço Social para refletir sobre Saúde, Humanização e Inclusão Social, na perspectiva da adequação do contexto social para participação da pessoa com deficiência e manifestação das potencialidades das diferenças humanas.

Contaremos com a participação de convidados/as especiais para nos auxiliar nestas reflexões.

Venha participar deste momento conosco!

Programação

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Institucional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.