Por Colégios Univap Em Notícias

Colégio Univap e Redome Realizam Cadastro de Doadores de Medula Óssea

Ação busca ampliar o banco de dados de doadores

O Colégio Univap Centro promove no dia 27 de maio uma ação em parceria com o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) para cadastrar e coletar dados de possíveis doadores de medula óssea.

A Diretora do Colégio Univap Centro destaca a importância dos alunos, pais, professores e colaboradores estarem juntos nessa ação que visa ampliar o banco de dados e facilitar a busca por um doador compatível. Faz parte da filosofia do Colégio desenvolver o voluntariado no ambiente escolar. Desde 2000 são desenvolvidos vários tipos de projetos, que visam desenvolver ações sociais conjuntas entre os alunos, pais e professores. Todas que aproximem nossos alunos com campanhas sociais em prol a comunidades carentes do município ou defendam alguma causa, como a doação de medula.

A ação segue a sua terceira edição neste ano. Em 2016 o evento recebeu mais de 300 doações, com expectativa para este ano de 500 doadores.

O REDOME é o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo e pertence ao Ministério da Saúde, sendo o maior banco com financiamento exclusivo público. Atualmente, o REDOME conta com mais de 3.700 milhões de doadores cadastrados.

Requisitos para se tornar um doador de medula óssea:

- Ter entre 18 e 55 anos de idade;

- Estar em bom estado geral de saúde;

- Não ter doença infecciosa ou incapacitante;

- Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico;

- Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.

Por Colégios Univap, em Notícias