Objetivo
Neste curso de extensão abordaremos as contribuições psicanalíticas sobre a formação do psiquismo e a construção do eu, bases da personalidade, relacionando-os com as práticas dos diversos campos de atuação na infância: na saúde, na educação e na assistência social entre outros. Abordaremos a importância do outro primordial, a constituição e os impasses na construção dos vínculos iniciais, relacionando com o ambiente familiar, social e cultural e também com as instituições que cuidam dos bebês e das crianças pequenas. A partir das contribuições da psicanálise contemporânea vamos ressaltar o papel do bebê como personagem ativo na construção da sua história e no seu processo do vir à ser humano.
Este curso convida os profissionais que atuam ou se interessam pela infância a participar com seus saberes, construindo um diálogo interdisciplinar com a psicanálise
Público-alvo
Profissionais e estudantes das áreas de saúde e educação entre outras que trabalham com bebês e crianças pequenas. Demais pessoas interessadas mediante disponibilidade de vagas.
Conteúdo programático
As aulas serão distribuídas entre:
- Introdução à psicanálise
- Psicanálise dos primórdios e da infância– de Freud a autores contemporâneos
- Psicanálise articulada às instituições de cuidado: creches e escolas, instituições de cuidado e acolhimento, hospitais entre outros
Coordenação
Profª Me. Karina Soares Psicóloga.