Objetivos
O objetivo deste curso é proporcionar aos participantes uma compreensão sobre o processo de constituição do psiquismo que acontece nos primeiros anos de vida do ser humano, base da personalidade.
Público-alvo
• Profissionais e estudantes das áreas de saúde, educação e assistência social que trabalham com bebês e crianças.
• Demais interessados na temática, mediante disponibilidade de vagas.
Conteúdo
• Introdução à psicanálise dos primórdios e da infância – de Freud a autores contemporâneos.
• O brincar constituinte e os sinais de sofrimento psíquico.
• A construção da parentalidade.
• Psicanálise articulada às instituições de cuidado: creches e escolas, instituições de cuidado e acolhimento, hospitais entre outros.
Por que escolher esse curso?
• Articulação Teórico Prático: Contribuições psicanalíticas que podem ser usadas como ferramentas para ressaltar a importância do cuidado na infância.
• Interdisciplinaridade: Diálogo entre saúde, educação e assistência social.
• Pensamento Crítico: Reflexão sobre as práticas profissionais no campo da infância e seus desafios na contemporaneidade.
• Enriquecimento Pessoal e Profissional: Ampliar o olhar sob o viés psicanalítico escutando a singularidade dentro da coletividade.
• Contextualização Cultural: refletir sobre a importância do ambiente familiar, social e cultural na constituição do eu.
• Experiência: Proporcionar um lugar de escuta e troca entre os participantes fortalecendo e construindo uma rede entre os profissionais.