Laboratório de Registros Naturais - LRN

O Laboratório de Registros Naturais (LRN) foi criado em 2009, com apoio da FAPESP, por meio de auxílio a pesquisa, e concentra-se no desenvolvimento de cronologias anuais da largura de anel exatamente datadas de árvores do Brasil. As cronologias de anéis de árvores fornecem arquivos exclusivos da história ambiental e têm muitas aplicações interdisciplinares. Essas cronologias de anéis de árvores são baseadas em pequenas amostras de núcleo extraídas de forma não destrutiva de árvores vivas e seções transversais cortadas de troncos mortos. Também, no LRN estuda-se a variabilidade geomagnética e sua relação com a atividade solar.

Os cientistas do Laboratório de Registros Naturais (LRN) se dedicam a expandir o uso e a aplicação de pesquisas sobre anéis de árvores, bem como de registros observacionais, em todo o Brasil para melhorar nossa compreensão do clima passado e da história ambiental. A pesquisa atual concentra-se no uso de redes de dados de anéis de árvores para estudar o clima regional, as teleconexões climáticas globais, as inter-relações Sol-Terra-Clima e os impactos antropogênicos. Explorando novas espécies em novas regiões, criando colaborações e desenvolvendo novas técnicas de análise de séries temporais, os pesquisadores do LRN estão comprometidos com o avanço da dendrocronologia e da paleoclimatologia no Brasil, além da ética da boa ciência.

Contato
Linhas de Pesquisa
Pesquisadores

Formulário para requisitar o equipamento

1000

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Laboratórios IP&D

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.