Laboratório de Computação de Alto Desempenho

O Laboratório de Computação de Alto Desempenho, localizado no prédio do IP&D-2, tem como principal equipamento um Cluster denominado Hipercubo. Trata-se de um equipamento para HPC (High Performance Computing), que usa dispositivos computacionais, aliados a técnicas de processamento paralelo, com o objetivo de resolver problemas complexos.

O Hipercubo é extensivamente utilizado em simulações de Astrofísica, (por exemplo, na solução de problemas de dinâmica de galáxias, problemas que envolvem a fusão de buracos negros supermassivos e modelagem de acresção magnética em estrelas variáveis cataclísmicas) e de Engenharia Biomédica (em problemas de dinâmica molecular.

O Hipercubo é constituído de um nodo principal, ou Headnode (que contém todo o software disponível, gerencia o cluster e abriga um storage de dados) e mais 16 nodos de processamento. Um resumo dos recursos de hadware488 cores lógicos (244 fı́sicos); 1 TB de RAM DDR3; rede de administração e IPMI (ambas Gigabit); Infiniband QDR 40 Gigabit/s; Volume Lógico para Sistema (2 TB); Volume Lógico para Dados (15 TB); dois volume Lógicos para Backups (12 TB cada)

O Cluster Hipercubo deve ser citado em todas publicações que tiverem utilizados seus recursos, seja na forma de pôster, artigo, apresentação, white paper, trabalho de conclusão de curso, dissertação de mestrado ou tese de doutorado. O texto padrão para citação é: "Pesquisa desenvolvida com o uso de recursos do Cluster Hipercubo (Projetos FINEP 01.10.0661-00, FAPESP 2011/13250-0, 2013/17247-9 e 2014/10489-0)."

Contato
Linhas de Pesquisa
Recursos do Hipercubo

Formulário para requisitar o uso do equipamento

1000

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Laboratórios IP&D

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.