Vem aí mais um edição da Maratona de Programação!

17 MAI 2024 - 09H29 (Atualizada em 17 MAI 2024 - 09H35)

No dia 18 de Maio, acontecerá a 16ª Maratona de Programação e 13ª Maratona de Programação Júnior da Univap. A prova será realizada às 7h30 em uma fase única, nos Laboratórios do bloco 6, localizado no Campus Urbanova.

Vale destacar que a prova será em grupo, composta de 3 a 5 questões relacionadas ao tema, cuja solução envolve a implementação de um programa, em uma das linguagens de programação permitidas. As equipes serão formadas por trios, que terão à disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens e manuais), para vencer uma batalha contra o relógio, na qual os competidores devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição.

A Maratona de Programação, teve início em 2009 através de um projeto entre professores e alunos dos cursos de Ciência e Engenharia da Computação. O evento tem como objetivo aumentar a convivência dos alunos dos cursos de graduação e técnicos da Univap, promover a criatividade, capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software, e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

O Professor Doutor Valdir Gil Pillat, organizador do evento desde a primeira edição, espera que Maratona de Programação ajude os alunos a desenvolver suas habilidades técnicas e pessoais, formar novas amizades e se preparar para desafios futuros, tanto em competições quanto em suas carreiras. “Desejo que a competição incentive os alunos a serem criativos, a trabalhar em equipe e a resolver problemas sob pressão. Essas habilidades são essenciais não só para competições futuras, mas também para suas carreiras”, ressaltou o docente.