Univap promove café literário para o lançamento do livro “Das Dores”

16 MAI 2024 - 10H14

Na última segunda-feira (13), o Curso de História da Univap, realizou um café literário para o lançamento da obra “Das Dores”, escrita por Maria das Dores Conceição Oliveira, em parceria com a Prof. Dra. Lidiane Maciel e a Dra. Marília Goulart Silva. O evento aconteceu no auditório do Bloco 3, localizado no Campus Urbanova.

O livro é um desdobramento de um projeto extensionista de 2020 da universidade, vinculado ao NEPACS (Núcleo de Pesquisa Ação em Cartografias Sociais). “Também surge como inspiração após anos de leitura de obras de Conceição Evaristo e outras autoras negras”, relatou a Prof. Dra. Lidiane Maciel, coordenadora do projeto.

Editado pela Ybyrá-Una, o livro contou com financiamento do Fundo Municipal de Cultura de São José dos Campos, da Fundação Cassiano Ricardo, permitindo sua distribuição gratuita em eventos organizados pela equipe do projeto. A obra também conta com a parceria da FCSAC (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação), que disponibilizou seu estúdio de gravação para a produção de um audiobook, garantindo maior acessibilidade ao público.

Lidiane Maciel destaca a importância do evento: “O café Filosófico é certamente um espaço privilegiado porque é conduzido de maneira muito afetiva e interessada pelos organizadores”.

Sinopse

O livro organizado por Lidiane Maciel se destina a dar voz à Maria das Dores Conceição Oliveira, mulher negra, empobrecida, que viveu nas ruas da cidade de São José dos Campos por alguns anos, e encontrou na literatura uma forma de sobreviver e sair do mundo das drogas.

Os resultados almejam promover uma discussão sobre uso de drogas e impactos na trajetória de vida, o público-alvo são adolescentes de escolas públicas de São José dos Campos e Região, assim como a população em situação de rua. “Das Dores” é um livro de experiência de vida que mostra o valor da comunidade, da cultura no resgate de vida e nova inserção social. A história representa milhares de mulheres brasileiras que hoje vivem em situação de rua.

Além da publicação, o projeto se expande através de palestras destinadas a adolescentes vulneráveis, oficinas de escrevivência e cartografias sociais. A devolutiva tem sido positiva, com alunos expressando, inclusive por meio das redes sociais, o impacto da leitura e das conversas realizadas durante os eventos.