Simulado de catástrofe

Parceria entre o Hospital Vivalle e a Univap

30 JAN 2023 - 10H26 (Atualizada em 31 JAN 2023 - 17H52)

Com a finalidade de preparar equipes da Rede D’or das áreas de saúde e de segurança do Hospital Vivalle, foi realizado no dia 7 de dezembro de 2022, a partir das 14 horas, nas instalações do Bloco 7, da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, no Campus Urbanova, um “simulado de catástrofe”. A ideia da simulação é preparar as equipes da brigada de incêndio e de primeiros socorros do hospital para um suposto atendimento imediato com múltiplas vítimas.

Dr. Vanderlei Pupin, gerente de Enfermagem do Hospital Vivalle, foi aluno do Curso de Enfermagem da Univap e preza pela parceria com a Instituição. Essa foi a segunda vez que a simulação de atendimento em catástrofe com múltiplas vítimas foi realizada na Univap, tornando-se um grande aprendizado também para os alunos. Segundo o Dr. Vanderlei, o Hospital Vivalle é o primeiro Hospital Geral da Região Metropolitana do Vale do Paraíba a conquistar a “Acreditação do Joint Comittion International”, o mais importante órgão certificador da qualidade de instituições de saúde. Essa acreditação coloca o Hospital Vivalle entre as melhores instituições de saúde, o que representa, para a cidade e região, o mais alto padrão de qualidade e segurança assistencial para os usuários dos serviços de saúde do hospital.

A diretora da FCS, Profa. Dra. Sonia Khouri Sibelino, apoiou a parceria por entender que a simulação realística e a parceira com Hospital Vivalle colaboram para o aprendizado e o desenvolvimento para os alunos da área da saúde.

Para Profa. Dra. Ivany Baptista, o objetivo foi vivenciar e trocar experiências de forma a orientar os participantes de como realizar a triagem, o atendimento e o transporte a múltiplas vítimas de um acidente de grandes proporções. Participaram do simulado, além das equipes do Hospital Vivalle, os alunos do Curso de Enfermagem Gabriela Prado, Lenita Aparecida de Paula Abreu, Lucas Santos Souza, Priscila Arruda Carvalho, Renan Xavier Ribeiro Pereira e Gabriela Tamiko e os professores Profa. Dra. Ivany Baptista (Coordenadora do Curso), Mestre Erick Giovanni dos Reis, Mestra Katia Zeny Assumpção Pedroso, Mestra Paula Fernanda Oliveiras e Mestra Amanda Gleice de Carvalho.