Saiba mais sobre o Comitê de Referência em Direitos Humanos da Univap

15 FEV 2023 - 15H01 (Atualizada em 26 OUT 2023 - 16H27)

Com a finalidade de conscientizar e acabar com o preconceito em suas diferentes formas, o Comitê de Referência em Direitos Humanos Carolina Maria de Jesus contribui, como o próprio nome sugere, com a instrução dos direitos humanos nos âmbitos da Univap.

Criado em maio de 2022, o comitê ainda está em fase de consolidação e atualmente possui sete professores integrantes, uma junção que busca garantir representatividade no tratamento das questões relativas aos direitos humanos da Universidade. Todos são dedicados a perseguir o principal objetivo: promover ambientes universitários livres da discriminação.

A professora Me. Dra. Maria Angélica Gomes Maia faz parte da equipe e afirma que a chave é a “alfabetização dos sentimentos”, junto com a vivência num ambiente educacional de empatia, respeito e solidariedade. De acordo com ela, “a educação socioemocional é uma demanda urgente de nossa sociedade e a escola, como espaço de privilegiado de socialização, deve ter como meta ações que possibilitem este convívio e aprendizagem”.

Para conseguir colocar em prática seus objetivos, o comitê vai produzir materiais de divulgação relacionados à temática dos direitos humanos e cidadania, diálogos internos na Universidade, estimular a criação de linhas de discussão que incluam as temáticas relacionadas, além de ações de extensão que discutam formas de combate ao preconceito. Tudo isso por meio de oficinas, aulas públicas, mesas redondas, e eventos de diferentes qualidades.

Conheça: Quem foi Carolina Maria de Jesus?

O Comitê recebe este nome em homenagem a escritora, compositora e poetisa brasileira, Carolina Maria de Jesus, sendo ela uma das primeiras escritoras negras do Brasil e que teve um grande reconhecimento. Ficou internacionalmente conhecida pelo seu livro “Quarto de Despejo: Diário de uma favelada”, publicado em 1960, onde narra o sofrimento das pessoas que vivem em situação de marginalidade, total privação cultural e em precárias condições humanas.

comissaocarolinamariadejesus@univap.br