Saguis ameaçados de extinção, nascidos no Cras – Univap, foram transportados para reprodução no Rio Grande do Sul

01 MAR 2024 - 14H47 (Atualizada em 01 MAR 2024 - 16H34)

Saguis ameaçados de extinção, que nasceram no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), voaram de Guarulhos a Porto Alegre para reprodução com fêmeas no Zoológico de Sapucaia do Sul.

Batizados como Lindo e Ursinho, os machos da espécie saguis-da-serra-escuro (Callthrix Aurita), são integrantes do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas da Mata Atlântica, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). A aproximação com as fêmeas busca garantir tamanho satisfatório, estabilidade demográfica e diversidade genética dos animais.

O transporte dos saguis foi realizado gratuitamente pela LATAM, como parte do programa Avião Solidário, em colaboração com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB); O vôo teve duração de 1 hora e 40 minutos.

O Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, abriga atualmente cerca de 130 espécies, entre aves, répteis e mamíferos. Ao todo, são mais de 1 mil animais nativos e exóticos.