Resultados do Enem 2023 divulgados: Saiba como garantir seu ingresso na Univap

16 JAN 2024 - 18H11 (Atualizada em 17 JAN 2024 - 15H14)

Nesta terça-feira (16), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Com as notas, milhares de candidatos podem tentar uma vaga em instituições de ensino superior.

Já os resultados dos candidatos “treineiros” serão divulgados apenas em março. Além disso, o espelho da redação estará disponível em 90 dias após a divulgação das notas.

Os alunos que participaram podem conferir os resultados das provas na Página do Participante do Inep/Enem, com o login a partir da plataforma Gov.br.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, pois permite a seus participantes concorrer a vagas em universidades públicas e privadas, e até a financiamento e bolsas privadas, além de ser aceito em dezenas de instituições internacionais.

As provas foram aplicadas em 5 e 12 de novembro na versão regular do exame, e em 12 e 13 de dezembro na versão PPL (para pessoas privadas de liberdade) e reaplicação.

Como usar as notas do Enem 2023 para ingressar na Univap

Há três formas de se matricular na Universidade do Vale do Paraíba através do Enem:

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em instituições de ensino particular.

Pré-requisitos: ter feito o Enem em uma das duas últimas edições, com média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação. É preciso, também, pertencer a uma família com renda per capita de até 3 salários mínimos e ter ensino médio completo.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa que paga parte das mensalidades de estudantes em universidades e faculdades privadas, com a contrapartida de os beneficiários quitarem após a formatura. O crédito pode cobrir até 50% a 100% da mensalidade do curso, com juros que dependem da renda familiar do candidato.

Pré-requisitos: Pode se inscrever no processo seletivo quem participou de qualquer edição do Enem desde 2010, com média mínima de 450 pontos nas áreas do conhecimento e nota superior a zero na redação. O candidato deve ter renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos.

Enem

A nota do Enem substitui o vestibular próprio da Univap. Os candidatos podem se inscrever enquanto houver vagas disponíveis, e a ordem de inscrição é considerada.

Pré-requisitos: pode se inscrever quem fez o Enem a partir de 2013. É necessário comprovar uma pontuação mínima de 450 pontos, obtida pela média das notas nas provas objetivas (Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias) e a redação, e o mínimo de 450 pontos na redação.