Qualivitae

31 MAI 2023 - 15H29 (Atualizada em 31 MAI 2023 - 15H41)

O 21º Qualivitae (Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista) foi um sucesso durante os quatro dias de evento. Contou com palestras presenciais e online, aulas e experiências práticas, além da apresentação dos trabalhos que foram aprovados e avaliados pelos membros da Comissão Científica.

Nesta edição de 2023, cerca de 630 alunos se inscreveram no Qualivitae e 350 que tiveram seus trabalhos submetidos, foram aprovados. O tema central escolhido foi “Saúde em movimento: da atenção primária à Alta Complexidade” em homenagem ao SUS, que completa 32 anos de existência e se consolida como o maior sistema público de saúde do mundo.

A professora Juliana Ferreira Strixino, biomédica e doutora em ciências médicas, explica como foi um grande desafio trabalhar na parte organizacional e coordenar o evento com os oito presidentes de cada jornada, pela primeira vez. “É um grande desafio logístico e um desafio para conseguir palestrantes adequados para cada tema, mas acaba sendo um aprendizado muito grande também” conclui a biomédica.

A Doutora também afirma que esse foi o primeiro ano, após a pandemia, que as jornadas foram distribuídas por todo o Campus Urbanova. Segundo ela, essa foi uma forma que os presidentes encontraram para fazer com que os alunos conhecessem toda a estrutura que a Univap oferece.

As palestras continuaram sendo de forma híbrida durante os quatro dias de Qualivitae, porém as apresentações de banners foram presenciais. O evento encerrou na sexta-feira, dia 19 de maio, com a cerimônia de encerramento e com os resultados dos melhores trabalhos científicos apresentados. “Eu me senti satisfeita, porque eu acho que a gente conseguiu fazer um bom trabalho”, afirma a Biomédica Juliana Ferreira.