A biomédica e professora da FCS (Faculdade de Ciências da Saúde), Drª. Anelise Cristina Osorio Cesar Doria, juntamente com seu co-orientando Felipe Santos de Almeida, participou da 10ª Conferência Internacional sobre Medicina de Plasma e do 9º Workshop Internacional sobre Plasma para Tratamento do Câncer, que ocorreram em Portorož, Eslovênia, entre os dias 9 e 13 de setembro. A conferência reúne, a cada dois anos, profissionais das áreas de plasma, medicina, biologia e bioquímica para desenvolver uma linguagem comum, definir melhor os principais desafios e questões em aberto, e avançar em direção a soluções eficazes.
Participando pela quarta vez, a Profª. Drª. Anelise apresentou um trabalho desenvolvido por alunos de graduação da Univap.
"A apresentação oral que eu ministrei foi a respeito de um trabalho desenvolvido por dois alunos da graduação de Biomedicina; inclusive, uma das alunas é nossa funcionária agora, a Natália, que é técnica do Centro de Diagnósticos Laboratoriais, o CDLAB (...) É um trabalho que fala do uso de plasmas atmosféricos, o uso de água ativada por plasma, para preparação de conservas e compotas. Esse trabalho foi o de graduação da Natália e do Pedro", revelou a biomédica.
Ao todo, foram submetidos três trabalhos, e dois foram selecionados para apresentação oral, sendo um deles de Felipe, aluno de doutorado do programa de Engenharia Biomédica da universidade e co-orientando de Anelise. A docente destaca a importância de participar da conferência: “Esse evento é o mais importante da área de plasma na medicina, que acontece a cada dois anos somente, e ele é extremamente relevante porque todos os principais pesquisadores da área de plasma no mundo participam desse evento”. Anelise ainda comenta sobre a oportunidade de encontrar profissionais que são referência na área: “Tem uma troca bastante interessante, de ideias, de coisas que às vezes a gente não pensou em fazer e eles propõem”.
Durante o evento, uma surpresa: a docente teve a oportunidade de reencontrar uma ex-aluna do curso de Biomedicina da Univap, Victoria Kelly Fonseca Tavares. "Agora ela faz mestrado em Microbiologia e Imunologia na UNESP, trabalhando com plasma. Então, ela teve esse primeiro contato com plasma comigo, na Univap, e agora faz o mestrado dela na área, com um grupo de pesquisa com quem nós colaboramos". O grupo em questão é liderado pela Profª. Drª. Cristiane Yumi Koga Ito, parceria que rendeu, recentemente, a publicação de um trabalho em conjunto. "Nós nos encontramos aqui no congresso; eu não sabia que ela [Victoria Kelly] viria. Ela atualmente está fazendo uma parte do mestrado na Universidade de Orléans, na área de plasma, e veio participar do congresso também", completou Anelise.
O trabalho de Felipe, selecionado para apresentação oral, é resultado de seu mestrado, defendido recentemente, que teve orientação da Profª. Drª. Luciana e coorientação de Anelise. Trata-se de um estudo sobre água ativada por plasma em membranas amnióticas [membranas que envolvem o feto no útero], com o intuito final de esterilizar essas membranas para que possam ser aplicadas em pacientes queimados, em cirurgias oftalmológicas, etc.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.