Palestra levanta debates sobre desinformação na doação de sangue e marca início da Campanha Junho Vermelho

16 JUN 2023 - 15H30

“A Importância da Doação de Sangue” foi o tema principal da manhã desta terça-feira (13), entre alunos e colaboradores da Univap. O assunto foi abordado no auditório do CEPLADE, no bloco 8, por meio de uma palestra com o profissional Paulo Pontes, comunicador do Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos.

O convidado forneceu informações cruciais no processo de como doar sangue. Para ele, o principal motivo de não haver adesão à doação é a falta de informação. Diante disso, os alunos tiveram a oportunidade de questionar suas principais dúvidas com relação ao tema.

Apenas 1,8% dos brasileiros são doadores de sangue, segundo dados fornecidos pelo Ministério da Saúde. Este cenário foi o pontapé inicial que levou a Universidade, juntamente à Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), a promover e incentivar a abordagem do tema, que faz parte da campanha institucional Junho Vermelho.

Além da palestra, alunos dos cursos de Enfermagem e Biomedicina realizaram atendimentos de verificação de pressão arterial e tipagem sanguínea, além de fornecerem orientações sobre o processo de doação de sangue.

Paulo Pontes é formado em Publicidade e Propaganda pela Univap, pós-graduado em comunicação e marketing pela Faap. Atua na comunicação do Serviço de Hematologia e Hemoterapia desde 2005.

Com a frase ”Doe sangue, doe amor”, o evento foi marcado por informações, conteúdos pertinentes ao tema, mas principalmente, empatia. Promover a doação de sangue, é promover vida. Por isso: “Doe sangue, doe amor”.