Notícias

Lei proposta por docente e alunos de Medicina Veterinária da Univap é aprovada

Escrito por Univap

06 DEZ 2024 - 15H23 (Atualizada em 06 DEZ 2024 - 15H34)

No dia 7 de novembro, foi aprovado em sessão o projeto de lei 225/24, que cria diretrizes de proteção e bem-estar equino durante eventos realizados em São José dos Campos. José Joffre, professor da Univap, e alunos do primeiro ano do curso de Medicina Veterinária se dedicaram a realizar uma pesquisa detalhada para embasar o projeto.

De acordo com Joffre, o projeto de lei foi desenvolvido dentro da disciplina de Extensão Rural. A partir de uma pesquisa, a confecção do trabalho foi executada em sala de aula. Durante os estudos, os alunos perceberam a necessidade de fiscalização, a fim de explicar ao grande público a importância desse policiamento. A finalização do projeto resultou em um artigo, o qual foi apresentado à advogada do vereador Robertinho da Padaria, e, posteriormente, transformado em lei.


Professor Jose Joffre


“Se as pessoas que realizam o evento gostam tanto dos cavalos, por que não realizar o evento livre de doenças, como a anemia infecciosa, vacinação contra gripe e a guia de trânsito? Assim, você tem a certeza de que os animais presentes naquele evento não são positivos [para doenças]”, diz o professor orientador do projeto.




Até o ano de 2024, não existia nenhum tipo de regulamento municipal relacionado ao bem-estar equino. Por isso, viu-se a necessidade de criar uma proposta para garantir condições básicas de saúde aos animais que ficam em exposição durante horas, como pausas para descanso, hidratação e alimentação a cada duas horas. Também é necessário manter o animal em local arejado e com sombra, assim como realizar avaliações prévias da saúde.

Desde sua aprovação, a lei tem recebido elogios de toda a comunidade pela internet. “Meus sinceros agradecimentos ao professor José Joffre e aos alunos do curso de Medicina Veterinária da Univap, que se dedicaram a fazer uma pesquisa detalhada para embasar nosso projeto. Essa lei vai garantir uma vida digna para esses animais, livre de situações de sofrimento, fome, sede, desconforto, lesões, dores, medo ou estresse durante os eventos”, publicou o vereador em suas redes sociais.

Parabéns aos alunos Sofia Finck, Gabriela Lopes, Maria Luiza Prince, Maíne Gabrielle, Milena Nakaya, Daniel Marquese e Luiza Silva por esse estudo tão necessário e eficiente. Sinceros agradecimentos ao professor Joffre e à diretora do projeto, Laura Barros, que orientaram brilhantemente seus alunos.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Univap, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.