Programa de Pós-graduação em Enfermagem promoveu o III Simpósio sobre Queimaduras

14 JUN 2024 - 13H54 (Atualizada em 25 JUN 2024 - 10H48)

O “III Simpósio sobre Prevenção e atenção integral em queimaduras”, organizado pelo Curso de Pós-Graduação em Enfermagem em Dermatologia , foi realizado no Auditório do Ceplade da UNIVAP no último dia 22/6, reunindo um público de 102 pessoas, entre estudantes, profissionais da área da saúde, autoridades e gestores.

Visando compartilhar conhecimentos, experiências, informações sobre a importância de políticas públicas, ações educativas, programas de prevenção e boas práticas na atenção em queimaduras, o Simpósio contou com o apoio de representantes da Aben-SP (Associação Brasileira de Enfermagem), Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem), SOBENDE (Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia), assim como diversas empresas de insumos e tecnologias para os cuidados com a pele, lesões, e feridas decorrentes das queimaduras. O evento contou ainda com a honrosa presença da Dra. Ivany Machado de Carvalho Baptista, Diretora das FCS (Faculdade de Ciências da Saúde) da Univap.

Palestrantes com grande expertise nos temas abordados enriqueceram a programação trazendo um panorama atualizado sobre o impacto epidemiológico, sócio-emocional econômico das queimaduras, as novas tecnologias, boas práticas para os cuidados ambulatoriais pré, durante e pós internação hospitalar.

As queimaduras representam um sério problema de saúde coletiva, acometendo no mundo, 1 milhão de pessoas por ano, com elevadas taxas de óbito, sequelas e impactos na vida das pessoas e suas famílias.

A programação contou com palestras sobre a experiência da Unidade de Tratamento de Queimados da Santa Casa de São José dos Campos, no atendimento em equipe multidisciplinar as pessoas com queimaduras e suas famílias; Equipe do Serviço de Dermatologia da Santa Casa sobre os recursos dermatológicos para atenção em queimaduras.

Com grande interação entre o público, o evento trouxe a rica experiência dos bombeiros educadores e sua valiosa contribuição para o atendimento as vítimas de queimaduras no ambiente doméstico, profissional, na comunidade urbana, rural, e a importância dos protocolos para os cuidados imediatos.

Outro aspecto relevante foi a participação de diversas empresas de insumos e tecnologias voltadas para os cuidados com a pele, o tratamento das lesões e otimização do processo cicatricial de lesões.

As palestras sobre a importância das ações voltadas a recuperação, reabilitação estética e funcional das pessoas, apontaram a necessidade de ações integradas entre médicos dermatologistas, cirurgiões plásticos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, psicólogos e profissionais ligados a estética, de forma complementar, assim como o uso de terapias adjuvantes como a Fotobiomodulação, Ozonioterapia, Aromaterapia, dentre outras.

Como o slogan “Na minha casa não”, o simpósio reforçou o tema do Junho Laranja da SBQ (Sociedade Brasileira de Queimaduras), estimulando os participantes a compartilharem vídeos e postagens sobre a importância da prevenção no ambiente doméstico, onde ocorre a maioria dos acidentes causadores de queimaduras, especialmente em crianças e idosos.