FVE 60 anos: acompanhe a retrospectiva da fundação

24 AGO 2023 - 12H41 (Atualizada em 24 AGO 2023 - 13H05)

Nesta quinta-feira (24) a Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE) completa 60 anos. Você conhece a trajetória da instituição e por que ela é tão importante para suas mantidas? Confira a seguir!

A história da nossa Fundação Valeparaibana de Ensino começou no ano de 1953, com um grupo de professores e advogados, que decidiram se reunir para criar uma Faculdade de Direito em São José dos Campos.

Até o ano de 1963, a FVE era conhecida como um Instituto Valeparaibano de Ensino (IVE), pois até então existia apenas um curso de nível superior. Com a autorização de Getúlio Vargas para o funcionamento da Faculdade de Direito, o prédio no qual os estudantes iriam se instalar foi inaugurado, em 1961.

O Instituto Valeparaibano era presidido pelo Prof. José Cretella Júnior, Doutor em Direito Administrativo e professor na Faculdade de Direito, um dos principais agentes que convenceu seus pares de transformar o IVE em uma fundação, visando facilitar ainda mais a criação de novos cursos de aprendizado em todos os níveis, e incentivar a pesquisa e a investigação científica em prol do desenvolvimento cultural do país. Deu-se então, no dia 24 de agosto de 1963, a criação da Fundação Valeparaibana de Ensino.

Os Colégios

A história da Educação Básica na FVE remonta aos anos 1969, quando foi autorizado o funcionamento do “Colégio Técnico Brigadeiro Paulo Victor da Silva”. Hoje ele é chamado de Colégios Univap – Unidade Centro.

As unidades Aquarius, situada no bairro Jardim Aquarius, e Villa Branca, situada em Jacareí, foram inauguradas ao longo desta trajetória. Desde então, vários foram os projetos empreendidos, buscando sempre compreender todos os segmentos da Educação Básica, Técnico e oferecer à comunidade a oportunidade de projetos educacionais integrais.

A Universidade

Com a criação de novos cursos de nível superior, a Fundação encontrou a necessidade de expandir seu espaço universitário. No ano de 1982 foi oficializada a doação de um terreno pela “Urbanova - Comércio, Urbanização e Desenvolvimento” e pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos para a criação de um campus na região do Urbanova. Foi nesse mesmo ano que o Conselho Federal de Educação autorizou a criação de um Regimento Unificado para as Faculdades Isoladas da FVE, criando-se as Faculdades Integradas de São José dos Campos.

Tudo estava encaminhado para a formação de uma Universidade, visto que, em 1989 as Faculdades Integradas obtiveram a aprovação da Carta Consulta para a sua transformação. No ano de 1992 a Universidade do Vale do Paraíba – Univap foi oficialmente reconhecida pelo MEC como uma instituição comunitária sem fins lucrativos, de ensino, pesquisa e extensão.

Com os anos, outras faculdades foram surgindo em decorrência das necessidades da região, principalmente de São José dos Campos, que estava crescendo com a chegada de diversas indústrias. Atualmente, a Universidade possui mais de 30 cursos de graduação nas áreas da saúde, direito, educação e artes, engenharia e de comunicação, além da Pós-Graduação Stricto Sensu, com quatro programas de Mestrado e três de Doutorado, e da Pós-Graduação Lato Sensu, com diversos cursos de especialização.

Em 1999 iniciou-se a construção da Capela Ecumênica e em 2004 foi sua inauguração. Hoje a Capela é utilizada para colações de grau dos cursos de graduação e seu salão de festas abriga diversos eventos.

No Campus Urbanova fica a maior infraestrutura da Universidade, conta com:

• Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), que disponibiliza 44 laboratórios, equipados com aparelhos de alta precisão;
• Centro de Estudos da Natureza (CEN), que agrega o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), o Borboletário e o Viveiro de Plantas Medicinais;
• Observatório de Astronomia e Física Espacial.

Já no Campus Castejón, o mais antigo da Univap, fica a Faculdade de Direito, a Faculdade da Terceira Idade (FTI) e o curso de Serviço Social, pertencente à Faculdade de Ciências da Saúde (FCS).

O Parque Tecnológico

Inaugurado em 2005, como unidade estratégica de negócios da Fundação Valeparaibana de Ensino, o Parque Tecnológico Univap foi o primeiro criado no estado de São Paulo, mantendo seus investimentos e esforços no desenvolvimento científico e tecnológico, sempre alinhados aos objetivos sociais do Sistema de Ensino da FVE.

Possui 20 mil metros quadrados e está instalado dentro do campus Urbanova, a principal instituição de ensino superior da região, reconhecida principalmente pela sua área de pesquisa. A universidade conta com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) que possui projetos ligados diretamente ao Parque Tecnológico.