FEAU realiza Minifeira de Profissões no Bairro Beira Rio

01 JUL 2024 - 10H11

Na última quarta-feira (26), uma das turmas da disciplina de extensão universitária da Univap realizou uma minifeira de profissões no Bairro Beira Rio. A atividade, sugerida pelos próprios moradores do bairro após uma roda de conversa realizada na universidade, teve como objetivo promover o conhecimento sobre diversas profissões e cursos oferecidos pela instituição, além de proporcionar uma interação direta entre os alunos e a comunidade.

Os alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, sob a orientação do Professor Edvaldo Gonçalves de Amorim, prepararam sete estandes com atividades voltadas para todas as idades. A minifeira contou com a participação ativa de 40 alunos, que se dedicaram a explicar e demonstrar aspectos práticos de suas futuras profissões.

Os estudantes de Arquitetura e Urbanismo apresentaram maquetes feitas na impressora de corte a laser, ilustrando a importância das maquetes no planejamento de edificações e bairros inteiros. Além disso, um dos estandes permitiu que as crianças "planejassem" seus próprios ambientes utilizando cadeiras, camas, sofás, plantas e outros itens feitos de papelão e guache, combinando a preparação de espaços com aspectos lúdicos.

A Engenharia Mecânica trouxe carrinhos feitos de materiais recicláveis, como tampas de garrafas, palitos de madeira e elásticos, para explicar a transferência mecânica de movimentos e a transformação de energia potencial em cinética. Os alunos também imprimiram peças em uma impressora 3D, destacando a importância do desenvolvimento de protótipos, e apresentaram máquinas e equipamentos usados na construção civil.

Os alunos de Engenharia Elétrica abordaram o funcionamento de circuitos elétricos residenciais, tipos de ligações elétricas e questões de eficiência energética, proporcionando uma compreensão prática e acessível para a comunidade sobre esses temas.

Todas as atividades foram interativas, permitindo que os moradores do Bairro Beira Rio não apenas aprendessem sobre os cursos e profissões, mas também participassem ativamente das demonstrações. A minifeira foi um grande sucesso, reforçando a importância das atividades de extensão universitária para a formação dos alunos e o fortalecimento dos laços entre a universidade e a comunidade local.