Notícias

FEA promove o II Congresso de História do Vale do Paraíba

O evento acontece entre 19 e 20 de agosto

Escrito por Univap

19 AGO 2025 - 10H12 (Atualizada em 19 AGO 2025 - 11H41)

Entre os dias 18 e 20 de agosto, a FEA (Faculdade de Educação e Artes) realiza o II Congresso de História do Vale do Paraíba: História Vale 2025, no Auditório do Bloco 5 do Campus Urbanova.

O evento reúne pesquisadores, estudantes e entusiastas da história regional em uma programação diversificada, que inclui palestras, mesas-redondas, apresentações acadêmicas, atividades culturais e exposições. O objetivo é estimular reflexões sobre os processos históricos que moldaram a identidade do Vale do Paraíba, valorizando o patrimônio material e imaterial da região.

Primeiro dia
A abertura aconteceu com a palestra “O Patrimônio Cultural e Histórico do Vale do Paraíba”, ministrada pelo Dr. André Bazzanella, Chefe da Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba no Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Na sequência, foi realizada a mesa-redonda “Sobre a pesquisa histórica: acervos e pesquisadores do Vale do Paraíba”, que contou com representantes do Pró-Memória São José dos Campos e do Centro de Memória Paraibuna, além das professoras Drª Maria Aparecida Papali e Me. Maria José Acedo Del Olmo, com mediação da graduanda Eliza Miguel Cordeiro.

Segundo dia
A programação desta terça-feira (19) destaca os pesquisadores do Vale do Paraíba Paulista, que apresentam seus artigos no Congresso, reforçando a importância da produção acadêmica local. O dia ainda conta com a exposição de Livros e Obras Raras do CEHVAP (Centro de História e Memória da Univap), realizada em parceria com a Biblioteca-Univap, proporcionando aos participantes contato direto com documentos históricos e registros de grande relevância.

Terceiro dia
Encerrando o evento, na quarta-feira (20), o Congresso recebe a coordenadora do CDM (Centro de Documentação Musical) de São José dos Campos, Drª Raquel Aranha, com a palestra “Centro de Documentação Musical e o Patrimônio Musical no Vale do Paraíba”.

A noite também contará com a exibição do curta-metragem “Banhado de Folhas”, produzido pelas pesquisadoras Mariana Mendonça e Lais Araújo, que estarão presentes para compartilhar detalhes sobre o projeto e as inspirações para a obra.

Com a proposta de ser um espaço de diálogo e difusão de conhecimentos, o História Vale 2025 se consolida como um importante evento acadêmico e cultural da Univap, contribuindo para a valorização do patrimônio histórico, cultural e social do Vale do Paraíba.

*clique aqui e saiba mais*


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Univap, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.