Estudantes da Univap participam de ação social na comunidade Beira Rio

07 JUN 2023 - 18H23

Estudantes e professores dos cursos de Estética, Odontologia e Medicina Veterinária participaram, no último sábado, 03 de junho, da sétima ação social promovida pela COPPHUS, comissão que trabalha na promoção humana e social da Paróquia Santo Agostinho, na comunidade Beira Rio, no bairro Urbanova.

Durante a manhã de sábado, os alunos de Odontologia orientaram moradores da comunidade sobre a escovação infantil e a importância de buscar atendimento. As alunas da Estética orientaram sobre a higienização da pele, fizeram limpeza e ensinaram cuidados básicos. Já os alunos da Medicina Veterinária aferiram a pressão arterial e a taxa de glicemia.

Esse tipo de ação de extensão é a base do tripé da universidade e a coordenadora do projeto da paróquia ,Mariza de Souza Santos, destacou como é "essencial a participação da Univap para o evento, para destacar a importância dos cuidados lá demonstrados pelos alunos e professores”. A comunidade tem 77 famílias cadastradas e tem mais de 400 moradores. A COPPHUS tem dez voluntários para fazer essas ações.

Janaína Aparecida Neves Ramos, moradora da comunidade, comentou que a ação é importante e "boa, porque as pessoas não têm condições de ter esses atendimentos e isso ajuda as famílias". Já para a professora Dra. Letícia Lemos, do curso de odontologia, a ida aos pacientes faz com que os alunos tenham noção real da odontologia fora dos muros da faculdade, além do acesso a quadros reais de saúde e criem consciência de fazer educação em saúde ao entrar e entender a vida daquelas pessoas".

As alunas do curso de Estética comentaram sobre a importância de ir à comunidade e fazer a conscientização das pessoas, de trazer conhecimento e criar um contato. Já os alunos de Medicina Veterinária destacaram a importância de instruir tutores sobre a vacinação e os medicamentos necessários para os animais da comunidade. Uma vivência dessas também destaca a importância do acesso às outras realidades por parte dos estudantes da Universidade.