Notícias

Doutora da Univap teve sua tese premiada pela CAPES

Escrito por Univap

01 SET 2023 - 17H26 (Atualizada em 04 SET 2023 - 10H34)

No dia 14 de agosto, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou a lista preliminar com os 49 autores que tiveram suas teses premiadas neste ano, dentre esses, a doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Univap, Bianca Martins, era uma das classificadas pela fundação.

A CAPES tem um papel fundamental na consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e na formação de professores. O Prêmio CAPES de Tese 2023, que está na 19ª edição, visa reconhecer as melhores teses defendidas no Brasil em 2022, uma por cada área do conhecimento, sendo 49 áreas ao todo. Nos 19 anos da premiação, essa foi a que contou com o maior número de teses inscritas, totalizando 1.469 trabalhos, segundo a Dra. Bianca Martins.

Ela afirma que sua pesquisa premiada foi voltada para a área de Planejamento Urbano e Regional e que, no Programa de Doutorado em Planejamento Urbano e Regional da Univap (Plur), foi a primeira tese a receber a premiação. O seu trabalho teve como objetivo “demonstrar como as dinâmicas culturais urbanas das intervenções artísticas visuais compõem narrativas de direito à cidade e citadinidade na dimensão cultural a partir das práticas de artistas das/nas cidades de Jacareí e São José dos Campos”, conclui Bianca.

Em um trecho de sua tese, a doutora detalha como chegou ao tema central de sua pesquisa. Ela alega que as cores, as possibilidades da tinta e o cheiro sempre estiveram presentes em sua vida devido ao ofício de seu pai, “uma das minhas primeiras memórias da infância me remete ao cheiro de tinta do silk screen (ou serigrafia) em camisetas e adesivos, ofício do meu pai durante mais de 30 anos”. Além das cores, a autora também participou de diversos cursos, congressos e palestras com enfoque em temáticas urbanas.

“Para mim é uma grande honra desenvolver pesquisas em uma área tão importante para a sociedade, que é o direito ao acesso à cultura e ao lazer. As intervenções artísticas visuais transbordam as centralidades urbanas e tem o potencial de acessar lugares da cidade onde museus, galerias e exposições de arte não estão presentes, levando arte para todos independentemente da classe social, do gênero, da escolaridade e de outros aspectos. Nesse contexto, o território é construído por um planejamento urbano popular a partir das dinâmicas culturais e das intervenções artísticas visuais urbanas”, encerra a doutora.

Qual o benefício da premiação?

Segundo a pesquisadora, a premiação envolve uma bolsa de um ano para estágio pós-doutoral em Instituição nacional, certificado e medalha, além de certificados que também serão oferecidos aos coorientadores e aos programas de pós-graduação nos quais as teses foram defendidas. A cerimônia oficial de premiação ocorrerá em dezembro deste ano, em Brasília.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Univap, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.